Depois do Diesel. Skoda bate recorde do drift mais longo... com elétrico

Depois de ter conquistado Nürburgring com o Diesel e em versão de 7 lugares, a Skoda juntou-lhe, agora, o recorde do drift mais longo no gelo.

Depois de ter conquistado Nürburgring, com o Kodiaq RS de sete lugares a gasóleo, eis que a Skoda junta, agora, mais um recorde à sua lista de troféus. Desta feita, com um elétrico (Enyaq), o qual acaba de tornar-se no recordista do mais longo drift, sobre uma superfície gelada.

O desafio foi assumido pela Skoda numa deslocação, no último mês de janeiro, até à Suécia, onde, num lago gelado de nome Stortjärnen, o crossover elétrico Enyaq conseguiu, com aquela que é a sua versão mais desportiva, RS, fazer um total de de 7,35 quilómetros, de lado!

O feito, que constitui o mais longo drift já realizado sobre uma superfície gelada, foi levado a cabo pelo piloto e jornalista da revista de automóveis 'Evo', Richard Meaden, que, com 39 voltas a uma circunferência com um diâmetro de cerca de 60 metros, conseguiu cumprir a referida distância em 15 minutos e 58 segundos.

De resto, assinalável é também o facto do Enyaq RS ter conseguido alcançar, durante esta tentativa, velocidades na ordem dos 48,67 km/h, nunca tendo, por outro lado, baixado dos 31,64 km/h.

LEIA TAMBÉM
Com 300 cv e 500 km de autonomia. Skoda apresenta o desportivo Enyaq iV RS

Segundo o fabricante de Mladá Boleslav, o veículo utilizado neste desafio foi um Enyaq RS totalmente de série, à excepção da instalação, nas jantes de 20" também de origem, de um set de pneus de pregos Michelin. Isto, para garantir melhor tracção sobre a superfície do lago gelado.

Recorde batido… duas vezes

De salientar, ainda, que, embora a distância aqui referida tenha já sido homologada pelo Livro dos Recordes do Guiness como o drift mais longo já realizado sobre uma superfície gelada, a Skoda não deixa de referir que já havia batido, a 19 de janeiro, em Krokom, no centro da Suécia, a anterior marca de 6,22 km, fixada por Wang Dongjang, ao volante de um Subaru WRX.

https://youtube.com/watch?v=phtRGFv1Cg4&si=EnSIkaIECMiOmarE

No entanto e com os 7,35 km feitos em Stortjärnen, a marca checa acabou batendo, não apenas um, mas dois recordes: o do "Drift Automóvel Mais Longo Sem Interrupções no Gelo" e o do "Drift Automóvel Mais Longo Sem Interrupções no Gelo em Carro Elétrico".

Até ao momento em que conseguiu fixar o novo recorde, a Skoda realizou, ao longo dos cinco dias anteriores, um total de 18 horas em drift.