Depois de ter voltado a ser o Skoda mais vendido em 2023, o Octavia acaba de ser alvo de atualização, com a qual ganha não apenas alterações na estética exterior, mas também novas soluções tecnológicas e uma revisão dos motores. A qual inclui igualmente o porta-estandarte RS, que assim ganha mais potência, mas também diz adeus ao Diesel…
Familiar reconhecido há muito pela sua habitabilidade, conforto e funcionalidade, o Skoda Octavia passa a dispor, com a atualização agora apresentada, de um novo sistema de iluminação dianteira com faróis Matrix LED, com sistema de máximos adaptativos e anti-encandeamento, mas que apenas é de série no RS. Versão que perde, assim, a iluminação inferior que sobressaía na parte inferior do pára-choques.
Novidades, ainda, na apresentação da iluminação traseira, nas jantes com tamanhos que vão das 16 às 19 polegadas, assim como na palete de cores exteriores, que passa a dispor de dois novos tons, Phoenix Orange e Mamba Green. Tudo isto, sem esquecer o novo tipo de letra exibido no nome da marca e modelo, assim como o aumento das dimensões do logótipo RS, à frente e atrás.
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Passando ao habitáculo, a maior novidade advém do sistema de infoentretenimento com um ecrã central de dimensões maiores em todas as versões, com os níveis de equipamento mais baixos a exibirem uma tela de 10", enquanto as de topo recorrem a uma solução de 13 (!) polegadas. Em ambos os casos, acrescido de um novo sistema de ar condicionado de duas zonas, novos acabamentos e revestimentos.
Sem híbrido plug-in… mas com Diesel
Nas motorizações, nota para o facto do Octavia continuar sem oferecer qualquer solução híbrida plug-in (algo que não seria difícil, já que o Golf eHybrid continua em comercialização), ainda que mantendo o já bem conhecido 2.0 TDI, evoluído no tratamento dos gases de escape para menores emissões de NOx. Proposto nas variantes de 115 cv / 300 Nm e 150 cv / 360 Nm, o primeiro com caixa manual e o segundo com transmissão, ambos apenas e só com tracção dianteira.
Já na gasolina, desaparece o três cilindros 1.0 TSI, ficando apenas o 1.5 TSI, nas variantes exclusivamente a combustão e com apoio híbrido simples (Mild-Hybrid), com potências que vão dos 115 aos 150 cv e binários que começam nos 220 Nm e terminam nos 250 Nm. Além do 2.0 TSI, que, mercê de um aumento da taxa de compressão, passa a oferecer 204 cv (+14 cv) / 320 Nm na versão de entrada e 265 cv (+20 cv) /370 Nm na mais potente - precisamente aquela que serve, em exclusivo, o porta-estandarte RS.
As versões 2.0 TSI estarão disponíveis apenas com tracção integral e caixa automática de sete velocidades.
Sem Laurin & Klement
A terminar, dizer, igualmente, que o renovado Octavia, do qual ainda não existem preços ou data de chegada aos mercados, surgirá com quatro níveis de equipamento - Essence, Selection, Sportline e RS -, mas já não com aquela que era a sua versão mais luxuosa, Laurin & Klement, da qual a Skoda parece ter desistido.