A preparar o lançamento do seu próximo modelo, a Skoda acaba de divulgar algumas "fotos-espia" do Kushaq, pequeno crossover destinado ao mercado indiano. Ou, pelo menos, é essa a versão oficial, já que o modelo também tem sido "apanhado", nas estradas da Europa!
Primeiro modelo Skoda desenvolvido com base na plataforma MQB-A0-IN, uma variante da arquitectura MQB especialmente adaptada pela marca checa para o mercado indiano - daí o IN -, o Skoda Kushaq, palavra em sânscrito que significa 'Rei' ou 'Imperador', é um modelo que, desde o início, o fabricante anunciou destinar-se, apenas, ao mercado emergente da Índia.
No entanto, a verdade é que, desde que entrou na fase de desenvolvimento em estrada, o Kushaq tem andado, não apenas pelas estradas indianas, como a própria marca mostra nas fotos agora divulgadas, mas também pelas europeias. Em ambos os casos, ostentando um visual que, exceptuando a forte camuflagem, já não deverá andar muito longe daquela que será a imagem final da versão de produção.
A demonstrá-lo, um visual exterior onde é facilmente perceptível um posicionamento da iluminação frontal idêntico ao de outros modelos da marca, como é o caso do Kamiq, Karoq ou Kodiaq, sendo que, as versões mais equipadas, deverão apostar em luzes LED à frente e atrás. Estas últimas, muito parecidas, no design, às do Scala.
LEIA TAMBÉM
Grupo Volkswagen não quer Skoda como concorrente da Dacia
Quanto ao resto das linhas exteriores e embora a camuflagem procura disfarçar um pouco as opções, tudo aponta para que o Kushaq não difira muito daquilo que o concept mostrou.
De resto, a Skoda já garantiu que o modelo ostentará um visual aventureiro, assente em rodas de dimensões generosas, a procurarem contribuir para um aspecto mais largo do que o modelo realmente é.
Aliás e embora a marca não tinha ainda anunciado as dimensões finais do Kushaq, rumores apontam para que o modelo apresente uma distância entre eixos de 2,651 mm, valor, à partida, convincente, se pensarmos que o concept que lhe está na base, o Vision N, anunciava um comprimento total de 4,256 mm. E que deverá ser, também, o comprimento da versão de produção do Kushaq.
Quanto a motorizações, o mais pequeno dos crossovers da Skoda deverá apostar em propulsores exclusivamente a gasolina, a começar num três cilindros 1.0 TSI, seguido de um quatro cilindros 1.5 TSI. Ambos os blocos, disponíveis tanto com caixa manual de seis velocidades, como com transmissão automática de seis velocidades, ou ainda com DSG de sete velocidades; tudo dependerá da versão.
O Skoda Kushaq será proposta apenas com tracção dianteira, não dispondo de qualquer versão 4x4, até para manter o preço mais baixo e acessível.