Versão mais desportiva do conhecido SUV checo, o atual Skoda Kodiaq vRS deverá ter os dias contados. A razão, avança a Autocar, poderá ter a ver com as emissões... motivo pelo qual o regresso também poderá ter lugar, mas já não a Diesel.
A informação foi, de resto, já confirmada à revista britânica, pela marca checa, assumindo que o Skoda Kodiaq vRS não voltará a ser colocado à venda. Ou, pelo menos, não com o actual 2.0 TDI de 240 cv.
De resto, o mesmo comunicado garante que a marca pretende fazer "alguns ajustamentos na linha de motores da Skoda, já para o próximo ano".
Ainda segundo a Autocar, a Skoda não descarta a possibilidade do Kodiaq vRS poder continuar a fazer parte da oferta da marca checa. Admitindo, mesmo, a possibilidade de vir a lançar uma versão melhorada do SUV desportivo, aquando a tradicional atualização a meio do ciclo de vida.
Resta agora saber se, este possível lançamento, será feito com um motor a gasolina, e não a Diesel, seguindo, de resto, uma tendência que começa a fazer-se notar neste tipo de propostas.
LEIA TAMBÉM
Com base no Scala. Eis o Slavia, o desportivo que a Skoda já merece
Quanto à possibilidade de uma motorização elétrica plug-in, ou PHEV, foi o próprio director de Vendas e Marketing, Alain Favey, quem, em declarações também à revista, garantiu que "não existe qualquer Kodiaq PHEV num futuro previsível".
"É muito cedo, pelo menos para nós, para conseguirmos perceber quaisquer padrões em relação à progressão do consumidor de veículos com motor de combustão interna, para os PHEV e para os BEV [veículos elétricos a bateria]", afirma Favey, recordando que "o e-Citigo já acabou, atualmente, só temos o Superb híbrido plug-in que lançámos apenas o ano passado, pelo que, não temos nenhum desses clientes que comprariam o próximo carro. No entanto, pode ser as pessoas estejam na disposição de passar directamente do Kodiaq para o Enyaq, sem fazerem a transição através de um híbrido plug-in".
Recorde-se que o Enyaq, é o recente e primeiro veículo elétrico da marca checa, construído em cima da nova plataforma para automóveis elétricos MEB, mas também a prometer um espaço interior a rivalizar com o do Kodiaq, apesar de com dimensões exteriores mais compactas.
Segundo a Autocar, mais detalhes sobre o Skoda Kodiaq renovado, deverão ser conhecidos lá mais para o final do ano, início do próximo...