Primeiro SUV de sete lugares na marca checa, o Skoda Kodiaq acaba de dar a conhecer a sua segunda geração e que é também a maior, mais funcional e mais sustentável de sempre. Algo que, de resto, reflecte-se igualmente nas motorizações, as quais, sem deixar o Diesel, passam a contar com o seu primeiro híbrido plug-in, a prometer mais de 100 km em modo elétrico!
Num ano marcado por uma importante renovação de produto, para o qual estão igualmente previstas algumas estreias mundiais, como é o caso do Elroq (um SUV elétrico com apresentação agendada para Agosto), também aquele que continua sendo o maior e mais estatutário dos SUV da Skoda, cuja atual geração remonta a 2016, não quis ficar de fora.
Sustentada nas mais de 866 000 unidades que o modelo original já vendeu em todo o mundo, a Skoda acaba de apresentar a segunda geração do Kodiaq, cujas diferenças visíveis para o antecessor, a TURBO teve agora oportunidade de constatar, in loco, num evento realizado na vizinha Espanha. No qual confirmou que, mesmo com todos os riscos inerentes a qualquer produto novo, os fãs da marca podem estar descansados: o Kodiaq foi renovado, para melhor!
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A transformação começa, desde logo, no aspecto exterior, com a nova geração a partir da já conhecida plataforma MQB e suspensão (que a marca diz ter reajustado de forma a fazer evoluir também o comportamento) para criar um SUV 61 mm mais comprido (4,758 m), mas também mais aerodinâmico (coeficiente de resistência passou de 0.32 para 0.28). Além de marcado por vários elementos da nova linguagem de design 'Modern Solid', como é o caso dos faróis Matrix LED de segunda geração, grelha dianteira com faixa de luz na horizontal, novo logótipo no capot e novos grupos ópticos traseiros em LED com piscas dinâmicos. Estes últimos, deparados pelo nome da marca, inscrito com um novo tipo de letra.
Observado de perfil, a descoberta de cavas de roda mais largas, mas perfeitamente integradas num plano que, fruto também da reformulação do último pilar, mostra não apenas crescimento, como também uma imagem mais fluída, mais dinâmica. Acentuada, de resto, por uma linha de tejadilho que está agora mais baixa.
Cada vez melhor também no interior
Importa, no entanto, também dizer que, embora mais baixo e esguio, o Kodiaq não perdeu nada em termos de habitabilidade, muito pelo contrário!
Num habitáculo agora renovado e com uma maior percepção de qualidade, algo que os cinco ambientes (Loft, Longe, Suite Cognac, Suite Black e Sportline) propostos pela marca ajudam a exaltar, e onde também não faltam mais e melhores soluções 'Simply Clever' (inesperado, sem dúvida, o pequeno retângulo revestido a camurça que serve para limpar as "dedadas" nos ecrãs, assim como as duas pequenas traves articuladas que, podendo ser fixadas no piso da bagageira, fixam malas e sacos de qualquer dimensão), não deixa de ser surpreendente a capacidade como o Kodiaq consegue acomodar com elevado conforto e espaço (na 2.ª fila, até mesmo passageiros com mais de 1,80 m conseguem cruzar à vontade a perna!) cinco ocupantes, enquanto, na terceira fila, inicialmente integrada no piso da mala, o ganho de 15 mm veio permitir a utilização por passageiros maiores que crianças pequenas.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaqNG2024_destaque.jpg]Já com os dois últimos bancos rebatidos, um mundo de espaço para bagagens, agora com mais 80 litros, que desta forma viu aumentada para os 845 litros (745 l no PHEV, devido à presença da bateria) a sua capacidade. E que, com o rebatimento também da segunda fila, chega mesmo aos 2035 litros!
Melhor tecnologia, mais segurança
Mas se, neste primeiro contacto, não restaram dúvidas quanto às vantagens, por exemplo, da transferência da manete da caixa automática (de 7 ou 8 relações, consoante a motorização) para a coluna de direcção, tal como do crescimento para as 13" do ecrã central que permite o acesso a um infotainment mais evoluído, com navegação por satélite e um assistente de voz de nome 'Laura' que promete aprender com a integração do ChatGPT, baseado em Inteligência Artificial (IA), já no que concerne ao novo painel de instrumentos digital de 10,25", configurável, as dúvidas mostraram-se mais fortes. Desde logo, pela pouca intuitividade, quer na forma como estão construídos os layouts, quer na interacção proporcionada através dos tradicionais botões rotativos e físicos no volante.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaq2024_destaque2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaqNG2024_bagageira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaqNG2024_banco2fila.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaqNG2024_bancosfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaqNG2024_consolaentrebancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaqNG2024_ecrãcentral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaqNG2024_manetecx.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaqNG2024_quadrante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/SkodaKodiaqNG2024_SkodaSmartDials.jpg]Aliás, bem mais mais convincente, sem dúvida, aquela que é uma das últimas criações, em termos tecnológicos, dos engenheiros da Skoda, os Skoda Smart Dials, que, depois de terem merecido destaque na divulgação antecipada do interior deste novo Kodiaq, confirmaram, no tacto e contacto, a funcionalidade e versatilidade. Neste último caso, também fruto da possibilidade de configuração.
E já que falamos de tecnologia, referência não somente para soluções de conforto como os bancos dianteiros, confortáveis, e que podem receber um novo sistema pneumático de massagens, como também e principalmente, para a funcionalidade acrescida decorrente das quatro portas USB-C com uma potência de 45W e capazes de carregar até computadores portáteis, a plataforma de carregamento wireless duas vezes mais potente, já para não falar da revisão do pacote de sistemas de assistência e segurança na condução. No qual se estreiam o Turn Assist (ajuda a evitar acidentes à entrada de cruzamento), o Crossroad Assist e o Collision Avoidance Assist, além de uma melhoria de funcionamento do Side e Travel Assist, um novo assistente de fadiga, assim como um Remote Park Assist que permite estacionar com recurso à aplicação MySkoda.
Mild Hybrid e PHEV são estreias
Quanto às motorizações, uma oferta não apenas ampla, mas também mais eficiente do que nunca, que vem juntar ao incontornável Diesel (disponibilização de um 2.0 TDI nas variantes 150 e 193 cv 4x4) e a um 2.TSI a gasolina de 204 cv com tracção integral que não deverá chegar a Portugal, um Mild-Hybrid e até Plug-in Hybrid (PHEV) de última geração. Duas verdadeiras estreias no SUV maior da Skoda, ambos tendo na base o mesmo 1.5 TSI de 150 cv, ainda que com o híbrido de 48V a beneficiar ainda da tecnologia que permite desligar cilindros, para menores consumos, enquanto o PHEV, de nome Kodiaq iV, anuncia, juntamente com uma potência máxima de 204 cv, uma autonomia elétrica de mais de 100 km; ou mais de 900 km, com o contributo do tanque de gasolina de 45 l.
Ainda no PHEV, o qual dispõe de uma bateria de 19,7 kWh úteis, a possibilidade de não só aumentar autonomias através do sistema de recuperação de energia na travagem, como repor 100% da carga, com cerca de 02h30m de ligação a um tomada de 11 kW. Ou, então, entre os 10 e os 80%, em apenas 25 minutos, se recorrendo a um posto de carga rápida de até 50 kW.
Óptimo compromisso dinâmico
Em estrada e durante os cerca de 40 km em que pudemos conduzir o Kodiaq iV, a constatação da forma suave e quase imperceptível como o sistema híbrido consegue transitar entre propulsor térmico e motor elétrico, ainda que ajudada pelo facto de não ser imediatamente perceptível, em todas as configurações do painel de instrumentos, quando é que cada motor está, efectivamente, a atuar.
Contudo, também é preciso dizer que nada disto consegue ser suficiente para beliscar as boas sensações que pudemos sentir ao volante do novo Kodiaq, que, ajudado igualmente por uma boa posição de condução e, principalmente, um novo e opcional sistema de Controlo Dinâmico do Chassis (recorre a duas válvulas controladas de forma independente para separar as fases de recuperação e compressão do amortecimento), não só revelou um elevado conforto, constatado até mesmo quando perante lombas de desaceleração mais agrestes, como uma apreciável eficácia, inclusive, em trajectos mais sinuosos!
Chega em junho… também a Diesel
A terminar, falar apenas da cronologia e preços para Portugal, com o novo Kodiaq a ser esperado no mercado nacional já durante o próximo mês de junho, ainda que, apenas, com duas das motorizações previstas: 2.0 TDI 150cv e 1.5 TSI 150cv.
Quanto à novidade Kodiaq iV, ou PHEV, as previsões são de que possa estar disponível entre nós durante o terceiro trimestre de 2024, enquanto o visualmente mais desportivo Sportline só deverá chegar lá mais para o final do ano.
Relativamente aos preços, para já, apenas valores indicativos para as duas motorizações que primeiro estarão disponíveis, com o importador a atribuir ao 2.0 TDI um preço a rondar os 46 000€, enquanto o 1.5 TSI deverá estar disponível por cerca de 41 500€.