Hoje em dia com uma oferta, neste domínio, bem mais ampla, a Skoda acaba de dar a conhecer a atualização daquele que é o seu SUV "primeiro" - o Kodiaq. O qual não só adopta um look renovado e mais tecnologia, como mantém a apimentada versão RS. Tudo, em Portugal, para depois do Verão.
Sport Utility Vehicle (SUV) compacto que tem por base a conhecida plataforma MQB do Grupo Volkswagen, a mesma que serve de base a modelos como o Volkswagen Tiguan, o Skoda Kodiaq acaba de receber o "obrigatório" tratamento de rejuvenescimento a meio do seu ciclo de vida, como forma de se manter apelativo para os consumidores.
Lançado no já distante ano de 2016 e, hoje em dia, com concorrência intra-portas, resultado da presença de propostas como o Kamiq ou o Karoq, o best-seller - na Europa e em Portugal - dos SUV checos começou, assim, por receber algumas alterações na estética exterior, das quais fazem parte uma nova grelha frontal, posicionada de forma mais vertical, além de um capot elevado, novos pára-choques dianteiro e traseiro, assim como uma iluminação redesenhada. Pela primeira vez, com tecnologia Matrix LED.
A par destas novidades, novas protecções inferiores à frente e atrás, a procurar dotar o modelo de um aspecto mais offroad, ao mesmo tempo que, atrás, um novo spoiler, assim como novos pormenores aerodinâmicos nas janelas traseiras, procuram melhorar a aerodinâmica e reduzir as emissões de CO2.
Passando ao interior, uma atualização na qual se destacam bancos de novo design, entre os quais, uma opção mais ergonómica em pele com ajuste elétrico, além de uma outra, com revestimentos feitos de material reciclado.
LEIA TAMBÉM
Ainda sem Combi. Novo Skoda Fabia confirmado para maio… sem eletrificação
Opcional é, de resto, também o Virtual Cockpit de 10,25", assim como o novo sistema de som Canton. Decisão que faz com que, de série, se mantenha o ecrã de 8" para o sistema de infoentretenimento, mas que também pode, ainda assim, ser substituído por uma versão maior, de 9,2"... opcional. Tal como, aliás, o renovado sistema de iluminação ambiente.
Motores sem alterações
Quanto a motores, o novo Kodiaq deverá manter, entre a oferta, o conhecido 1.5 TSI a gasolina, nas variantes de 150 e 190 cv, assim como o 2.0 TDI de 150 e 200 cv. Motorizações que, devido ao facto de pertencerem já à última geração de motores do grupo Volkswagen, dispõem da tecnologia de tratamento de gases de escape de doseamento duplo, o qual, segundo a Skoda, ajuda a reduzir as emissões de óxido de nitrogénio em até 80%.
A par destes motores, o Kodiaq proporá, ainda, um mais potente 2.0 TSI a gasolina de 245 cv, o mesmo do Octavia RS, o qual, no entanto, só estará disponível com a nova variante RS.
Já no que concerne a transmissões, o 1.5 TSI surgirá emparelhado com caixa manual de seis velocidades e tracção apenas dianteira, ao passo que, os restantes, serão propostos, de série, com caixa automática de sete velocidades. Além de e embora apenas no caso das motorizações mais potentes, a gasolina e gasóleo, tracção integral permanente.
Disponível depois do Verão
Finalmente, referir, apenas, que o novo Skoda Kodiaq deverá chegar aos concessionários, durante o próximo mês de julho, com os níveis de equipamento já conhecidos, e com um destaque particular para as versões 'Laurin & Klement', a mais luxuosa, e Sportline, a mais desportiva. Isto, exceptuando a RS, é claro...
Quanto a preços, assim como à disponibilização no mercado nacional, a TURBO apurou, junto da filial nacional da marca checa, que o modelo deverá chegar a Portugal após o verão, com as mesmas versões - Ambition, Style, Sportline e L&K -, todas com sete lugares de série, e preços ligeiramente acima dos praticados - começam, atualmente, nos 38.544€ -, com o Kodiaq ainda em comercialização.
Resultado, claro está, das novidades que passam a fazer parte de uma proposta que, diga-se, continua sendo o SUV da Skoda mais vendido no nosso País...