Aguardada há já algum tempo, a próxima geração do Skoda Fabia deverá começar a chegar aos mercados em 2021, já com a plataforma MQB A0 do Volkswagen Group, mas não com qualquer tipo de eletrificação. Ou, pelo menos, não para já.
A notícia é avançada pela britânica Autocar, salientando a decisão dos responsáveis da Skoda, de simplificarem o desenvolvimento da quarta geração do Fabia, como forma, desde logo, de o apresentarem, já na primeira metade de 2021.
Assim e também como medida de simplificação, o abandono da já velhinha plataforma estreada no modelo em 2008, e entretanto atualizada, a qual deverá agora dar lugar à mais moderna MQB A0, já utilizada por modelos como o Volkswagen Polo ou o Audi A1 Sportback. E que garante, desde logo, um maior refinamento e conforto.
Quanto aos aspectos estilísticos, a mesma fonte anuncia uma transformação ainda mais profunda que a registada na passagem da 2.ª para a 3.ª geração, com o próximo Fabia a ir buscar inspiração não somente ao crossover Kamiq, mas também a modelos como o Scala ou o Octavia.
Fortemente transformado surgirá, igualmente, o interior do habitáculo, o qual, além de linhas totalmente novas, receberá ainda maiores e melhores painéis digitais, acompanhados do mais recente sistema de infoentretenimento em utilização na marca checa, assim como de novas funcionalidades e formas de conectividade.
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Como argumento, promete continuar, a habitabilidade e a funcionalidade.
Sem Diesel... e sem eletrificação
Ainda de acordo com a Autocar, de fora dos planos dos responsáveis da Skoda, está, no entanto e apenas, a possibilidade do novo Fabia poder vir a exibir alguma forma de eletrificação, nomeadamente, motores Mild-Hybrid. Com as mesmas fontes a explicarem que a intenção é manter o Fabia como um modelo particularmente acessível, nomeadamente, aos condutores que não podem, ou não querem, pagar por um utilitário, 25 mil ou mais euros.
No entanto, os mesmos responsáveis também assumem que, a partir do momento em que a tecnologia híbrida se torne financeiramente mais acessível, a opção passará por disponibilizá-la, igualmente, no Fabia.
De resto, de fora passam a ficar, também as motorizações Diesel, com o futuro Fabia a ser proposto, apenas, com motores a gasolina, a começar, no já conhecido três cilindros 1.0 TSI, desmultiplicado em várias potências. E a que se poderão juntar, ainda, blocos de quatro cilindros, assim como um tricilíndrico naturalmente aspirado.
Afastada parece estar, igualmente, a possibilidade do próximo Fabia poder vir a contar com uma versão vRS, embora e face à popularidade revelada, hoje em dia, pela versão Monte Carlo, de visual claramente mais desportivo, tudo aponte para que se mantenha na próxima geração do modelo.