Quase um ano depois da apresentação internacional, em que a TURBO também marcou presença, eis que a Skoda lança em Portugal o novo Fabia. Proposta encarada como estratégica nas ambições da marca checa, graças a um evoluir dos argumentos, ainda que propondo, apenas e só, motores a gasolina. Além de preços a partir de 19.272 Euros.
Elemento mais recente daquela que é, segundo faz questão de notar a própria Skoda, a maior ofensiva de produto alguma vez levada a cabo pelo fabricante, a verdade é que, esta quarta geração de um citadino que soma já mais de 4,6 milhões de unidades comercializadas (tudo começou em 1987, com o Favorit...), é encarada e descrita, mais uma vez pelo próprio fabricante, como uma proposta estratégica.
A justificar tal posicionamento, não apenas o papel que a Skoda acredita que este novo Fabia será capaz de desempenhar na conquista de novos clientes, como também pela forma como deverá corresponder, tanto às necessidades dos jovens condutores, como das famílias mais jovens. Já para não falar no papel preponderante que, manifestam os seus responsáveis, poderá desempenhar no alcançar do objetivo último, que visa colocar a Skoda no top 5 das marcas europeias mais vendidas. Isso mesmo: mais vendidas...
No entanto e para que tudo isto possa vir a ser uma realidade, o novo Fabia procurou apetrechar-se à altura, desde logo, adoptando a nova plataforma MQB A0, com a qual cresceu mais 111 mm no comprimento total (ultrapassa, pela primeira vez, os 4 metros), mais 94 mm na distância entre eixos (2,564 m é a nova medida) e mais 48 mm na largura (1,780 m). Sendo que, a procurar atenuar este aumento de dimensões e, ao mesmo tempo, contribuir para um coeficiente de aerodinâmica de 0,28 que passa a ser a referência no segmento, foi preciso não só retirar 8 mm à altura, como aplicar entradas de arrefecimento ativas na grelha frontal, spoiler frontal e retrovisores exteriores com optimização aerodinâmica, cortina de ar na cava da roda dianteira, cobertura inferior da carroçaria, jantes em liga leve mais aerodinâmicas e spoiler traseiro no topo do óculo com barbatanas laterais.
Consumada uma carroçaria de linhas modernas e dinâmicas, realce, ainda, para a presença de novas ópticas e farolins mais esguios, ambos em LED desde a versão de entrada, a se que juntam novas jantes em liga leve (16 ou 17 polegadas), além do pormenor que passa pelo maior destaque dado ao nome da marca, no portão traseiro.
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E já que falamos em portão traseiro, referência obrigatória para o aumento, em mais 50 litros, da capacidade da bagageira, que assim passa a anunciar 380 litros. Embora e conforme também podemos constatar, sem qualquer espaço independente de arrumação ou até mesmo um piso amovível, ainda que podendo receber algumas das chamadas soluções 'Simply Clever', como é o caso dos compartimentos fléxiveis em rede para arrumação de objectos, ou ainda um tapete que se desenrola sobre o pára-choques, para impedir os riscos ao apoiar algum objecto mais pesado...
Habitáculo? Os argumentos do costume...
Passando ao habitáculo, um ambiente de linhas renovadas e modernas, mas, acima de tudo, funcionais, a par de uma qualidade de construção agradável, ainda que a fazer do plástico rijo, o revestimento preferido. Embora, em zonas como a base da manete da caixa de velocidades, bem posicionada, a procurar elevar a sensação de qualidade, através do recurso a uma mais decorativa superfície Piano Black. Mas, atenção: não imune ao risco.
Num interior onde também a habitabilidade parece capaz de convencer, tanto os jovens condutores e respectivos amigos, como as jovens famílias com filhos pequenos, realce, ainda, para o reforçar do equipamento proposto com esta nova geração, a começar pelas soluções viradas para o conforto, como é o caso do volante e pára-brisas aquecido, do enorme tecto em vidro ou dos vidros dianteiros de funcionamento elétrico. Surpreendendo, contudo, o facto desta solução não se estender às portas traseiras, as quais exibiam, nas unidades por nós observadas, uns já ultrapassados manípulos de rodar.
Explicação? Segundo os responsáveis nacionais da Skoda, a situação terá origem - mais uma vez... - na escassez de semicondutores e cablagens, que levaram a que, até por questões de racionalidade, o Fabia tivesse de abdicar dessa mesma funcionalidade. Mas, atenção: apenas neste primeiro lote de carros, pois, segundo também garantem os mesmos responsáveis, na próxima "encomenda", a normalidade já deverá estar reposta...
Mais tecnologia, o mesmo espírito 'Clever'
Felizmente para o pequeno citadino checo, sem limitações surge a conectividade, traduzida num ecrã central táctil, parte do sistema de infotainment MIB3 com Skoda Connect, e cujas dimensões podem variar entre os 8" e os 9,2". Ou ainda no conhecido Digital Cockpit, configurável, e com uma dimensão de 10,25".
Já a pensar na segurança e disponíveis desde a versão de entrada - existem três níveis de equipamento, o Ambition, o First Edition e o Style -, tecnologias como o Cruise Control com limitador de velocidade, Front Assist com travagem de emergência, Hill Hold Control, sensores de parqueamento traseiros e sensores de luz e chuva. Com o mesmo Ambition a garantir, ainda, jantes em liga leve de 16", sistema de informação e entretenimento Bolero de 8" com seis altifalantes, Bluetooth e volante multifunções em pele.
Finalmente porque a Skoda pretende continuar fiel ao seu próprio mote, 'Simply Clever', a presença, ainda, de algumas soluções mais imaginativas, como é o caso da bolsa nas costas dos bancos dianteiros para aí colocar um telemóvel, os porta-copos amovíveis, o pequeno guarda-chuva armazenado no interior da porta do condutor, além de uma série de compartimentos flexíveis.
Nesta fase de lançamento em Portugal, a aposta declarada na versão First Edition, por contemplar um pacote de equipamento que, não sendo o mais recheado, inclui já alguns dos elementos que a Skoda entende serem do gosto dos condutores portugueses. Como é o caso, entre outros, dos faróis dianteiros e farolins traseiro de tecnologia Full LED, das jantes em liga leve de 17", do tecto panorâmico, do Virtual Cockpit e do alçapão de arrumação por baixo do encosto de braço dianteiro Jumbo Box.
Fiel à combustão... e à gasolina
Relativamente às motorizações previstas para o nosso País, uma oferta composta por três blocos exclusivamente a gasolina, a começar pela evolução mais recente do conhecido 1.0 MPI naturalmente aspirado com 80 cv de potência, e a prometer não somente uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 15s, como também uma velocidade máxima de 175 km/h. Tudo isto, com consumos que o fabricante prevê poderem ser na ordem dos 5,1 l/100 km.
Mais moderno e já com turbocompressor, um 1.0 TSI evo, nas variantes de 95 e 110 cv, esta última, conjugável tanto com caixa manual de seis velocidades, como com transmissão automática DSG de 7 relações.
Em termos de prestações, acelerações de 9,7s nos 0-100 km/h, com 205 km/h de velocidade máxima e um consumo anunciado de 5,0 l/100 km, no caso da variante de 95 cv, enquanto a de 110 cv promete 7,9s nos 0-10 km/h, 225 km/h de velocidade máxima e 5,6 l/100 km nos consumos em trajecto combinado.
Nesta recepção ao novo Fabia, oportunidade para cumprir pouco mais de duas dezenas de quilómetros ao volante da versão First Edition com motorização TSI evo de 110 cv, com este bloco a mostrar-se perfeitamente à altura das necessidades do utilitário checo, ainda que exigindo consumos bem mais altos dos que os prometidos. Algo, por isso, a necessitar de confirmação e, se calhar, com uma unidade já bem mais rodada do que aquela com que circulámos.
Quanto ao desempenho e apesar das restrições impostas por um trajecto pré-definido com várias zonas de velocidade limitada a 50 km/h, a percepção, ainda assim, das mesmas sensações já tidas na apresentação internacional, a começar num pisar agradavelmente informativo, acompanhado de uma direcção de tacto razoável, disfrutada a partir de uma posição de condução agradável e confortável. Em suma, globalmente equilibrado.
A partir de 19.272€
Finalmente e quanto aos preços, uma oferta que começa nos 19.272€ da versão 1.0 MPI de 80 cv com o nível de equipamento Ambition, seguindo-se o First Edition, com o mesmo motor e caixa manual de seis velocidades, por 21.222€.
Já com a versão menos potente do 1.0 TSI, com apenas 95 cv, uma versão Ambition por 20.510€, o First Edition por 22.469€, e o Style por 23.492€.
Finalmente, o 1.0 TSI de 110 cv, é proposto por 21.169€ na versão Ambition (22.500€ com caixa DSG), por 23.128€ com a First Edition (24.477€), e por 23.492€ o Style (25.483€). Sendo que, com este mesmo motor, surgirá, também, a nova versão Monte Carlo, disponível apenas com caixa manual de seis velocidades, e com um preço base de 25.471€
Quanto à já esperada pergunta sobre a data de entrada em comercialização deste novo Skoda Fabia no mercado nacional, resposta liminar da parte dos responsáveis nacionais da marca: "Já!". Que, segundo também apurámos, é o mesmo que dizer que será já a partir do próximo fim-de-semana de 21 e 22 de maio, em todos os concessionários.