Skoda. Nova geração do Fabia anunciada para 2021

O novo CEO da marca Skoda, o alemão Thomas Schäfer, revelou que a nova geração do Fabia deverá chegar em 2021.

O novo CEO da Skoda Thomas Schäfer revelou que a nova geração do Fabia deverá chegar em 2021 e irá utilizar a plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen. A estratégia de produto da marca checa aposta na competitividade face aos construtores coreanos, japoneses e franceses.

A nova geração do Skoda Fabia vai ser lançada em 2021, revelou Thomas Schäfer, o novo CEO da marca checa numa entrevista publicada no site de imprensa da marca sediada em Mladá Boleslav.

A entrevista teve como tema de fundo o futuro da Skoda e as apostas da marca. Thomas Schäfer garantiu que iria seguir a "Estratégia 2025" do seu antecessor Bernhard Maier, mas prometeu implementar as suas próprias ideias para levar a Skoda ao "nível seguinte".

Thomas Schäeer, CEO da Skoda

Especificamente adiantou que o seu plano passa por competir com as marcas coreanas, japonesas e francesas, com a aposta em segmentos de entrada para alargar a base de clientes.

Thomas Schäfer aproveitou a ocasião para revelar que a nova geração do Fabia vai chegar ao mercado em 2021, mas foi parco em detalhes, dizendo apenas que ser um "excelente carro" e que as suas expetativas são bastante elevadas para este renovado utilitário.

Plataforma MQB A0

O hatchback compacto deverá ser construído com base na plataforma MQB A0, que já é utilizada pelo Volkswagen Polo, Seat Ibiza e também pelo Audi A1.

Com base no que já se conhece dessa plataforma é possível prever que o novo Skoda Fabia irá receber apenas motores de três cilindros a gasolina, mas será muito improvável que seja disponibilizado o motor 2.0 TSI, que pode ser encontrado no Volkswagen Polo GTI e no Audi A1.

A oferta diesel não está prevista, uma vez que esta oferta está a desaparecer no segmento B da Europa devido aos limites de emissões.

LEIA TAMBÉM
Skoda ENYAQ IV. Primeiro SUV elétrico assinala início de nova era

O novo Skoda Fabia será proposto com motores aspirados e turbo de 1,0 litros, associados a transmissões manuais de cinco ou seis velocidades, assim como a uma caixa de dupla embraiagem de sete relações.

A tecnologia híbrida suave (mild hybrid) poderá ser estendida ao Fabia, após a estreia na mais recente geração do Octavia, no ano passado.

Atendendo à tradição da Skoda é provável que o novo Fabia seja maior e mais espaçoso do que os seus irmãos. Resta saber se o novo modelo irá continuar disponível na carroçaria break, uma vez que a marca já está presente nesse "nicho" com o crossover Kamiq.