Modelo com apresentação já agendada para o próximo mês de Maio, o próximo Skoda Fabia surgirá "significativamente maior", a par de com um design "mais expressivo". Certezas dadas, desde já, pela marca checa.
Anunciado como uma importante evolução face à geração ainda em comercialização, resultado, desde logo, da adopção da plataforma MQB-A0 que já serve de base ao Volkswagen Polo, o próximo Skoda Fabia acaba de divulgar mais alguns desenhos e teasers. Os quais, diga-se, confirmam uma profunda transformação no pequeno utilitário.
As alterações começam, desde logo, pela adopção da mais recente linguagem de design em vigor na marca checa, a começar pela nova grelha frontal, conjugada com ópticas LED mais finas, e a que o modelo acresce ainda um spoiler traseiro de maiores dimensões, retrovisores exteriores mais esguios e entradas de ar frontais com aletas activas. Tudo, com vista, também, a uma aerodinâmica ainda mais eficiente, que no novo modelo deverá situar-se nos 0.28, contra os 0.32 do modelo atual.
Segundo revelou já o fabricante, a mudança para uma nova plataforma veio também permitir um aumento das dimensões do novo modelo, face ao antecessor, com os responsáveis a revelarem, desde já, que o futuro Fabia crescerá mais 111 mm no comprimento e mais 48 mm na largura. Isto, ao mesmo tempo que ganhará, não somente maior habitabilidade - a distância entre eixos deverá registar um aumento de quase 100 mm -, como também cerca de 50 litros na capacidade da bagageira, e que, assim, passará a oferecer 380 litros.
LEIA TAMBÉM
Ainda sem Combi. Novo Skoda Fabia confirmado para maio… sem eletrificação
Referir, ainda, que, segundo informações já divulgadas, o próximo Fabia recorrerá à mais recente geração de motores a gasolina do Volkswagen Group, com a maior parte das opções a basear-se no já conhecido três cilindros TSI. Sendo que e até para conseguir manter o modelo num patamar de preços aceitável, não deverá existir qualquer tipo de eletrificação nestas motorizações.
Entretanto, a Skoda também já confirmou que estes motores serão propostos, tanto com caixa manual de seis velocidades, como com caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades.
O novo Skoda Fabia deverá iniciar comercialização na Europa durante a segunda metade de 2021, mas apenas na variante hatchback. Já que, no que diz respeito à carrinha - Combi -, as previsões são de que só seja introduzida no line-up, em 2023. E, também ela, com uma capacidade de carga maior.