Prestes a chegar. Novo Skoda Fabia anuncia autonomias acima de 900 quilómetros

Prestes a chegar aos concessionários, a nova geração Skoda Fabia anuncia-se com uma autonomia de 900 quilómetros, com um só depósito.

Apresentada oficialmente no passado mês de maio, a quarta geração Skoda Fabia está prestes a chegar aos concessionários. Contudo e enquanto o momento não chega, eis que a marca checa divulga mais alguns dados, nomeadamente, a garantia de uma autonomia de mais de 900 quilómetros, com um só depósito de gasolina.

A garantia, feita com base na norma WLTP, foi avançada pela própria Skoda, apontando como mais-valias não somente a eficácia dos novos motores, como também a evolução em termos aerodinâmicos.

Ainda de acordo com a marca checa, a nova geração Fabia estará disponível com cinco motorizações da última geração EVO do Grupo Volkswagen e que cumprem já as exigências, em termos de emissões, Euro 6d.

A nova geração Skoda Fabia
A nova geração Skoda Fabia

A Skoda, que assumirá, igualmente, o fabrico, na República Checa, tanto da maioria dos motores, como das transmissões, assegura que a autonomia agora anunciada de 900 quilómetros pode ser conseguida, com quatro das cinco motorizações. Tudo apontando para que, a excepção que confirma a regra, seja o 1.5 TSI.

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Ainda assim e no caso específico dos restantes quatro, será preciso optar, igualmente, pelo depósito (opcional) de 50 litros de capacidade. Já que, de origem, o Fabia apresenta um depósito de 40 litros, insuficiente para chegar aos 900 km, sem reabastecer.

Entretanto, é de esperar, igualmente, que a marca checa introduza uma versão a gás natural comprimido, ou G-TEC, que será, à partida, a versão com custos de utilização mais baratos.

Uma das novas motorizações EVO presentes no novo Skoda Fabia
Uma das novas motorizações EVO presentes no novo Skoda Fabia

Sem blocos Diesel ou híbridos, o Skoda Fabia anuncia, ainda assim e desde já, consumos entre os 4,9 e os 5,6 l/100 km, assim como emissões de CO2 entre as 113 e as 142 g/km.

Em termos de oferta, o Fabia apresentará como motorização de entrada o 1.0 MPI naturalmente aspirado, com dois níveis de potência - 65 e 80 cv -, bloco com o qual o utilitário checo anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 15,9s, assim como uma velocidade máxima de 172 km/h, além de consumos médios de 5,0 l/100 km.

Mais expedita, a motorização 1.0 TSI com turbo de geometria variável, proposta, igualmente, com dois níveis de potência: 95 e 110 cv. Este último, conjugado com caixa manual de seis velocidades ou, em opção, DSG de 7 velocidades, transmissão automática proposta de série apenas com a motorização mais potente - 1.5 TSI com sistema de inativação de cilindros, a debitar 150 cv.

O 1.5 TSI de 150 cv será a motorização mais potente no novo Skoda Fabia
O 1.5 TSI de 150 cv será a motorização mais potente no novo Skoda Fabia

Graças a esta conjugação, a promessa de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8s e de uma velocidade máxima de 225 km/h.

Dois tipos de suspensão… opcionais

Finalmente e como última novidade deveras interessante, a oferta de dois tipos distintos de suspensão/chassis, com o pack Rough-Road a garantir protecção inferior da carroçaria e suspensão modificada com molas especiais. As quais prometem não somente maior durabilidade, como também um aumento de 15 mm na distância ao solo, face à versão standard. De certa forma, uma solução muito idêntica à da Octavia Scout.

A nova geração Skoda Fabia
A nova geração Skoda Fabia

Já para os adeptos das sensações desportivas, uma segunda opção de suspensão mais firme e rebaixada em 15 mm, mas que, em princípio, deverá poder ser conjugada com qualquer motorização, e não apenas com os blocos mais potentes.