Diesel continua. Skoda apresenta seis novos elétricos para lançar até 2026

Intitulada 'Let´s Explore', a Skoda apresentou, em Lisboa, a nova estratégia de mobilidade e transformação, com seis novos elétricos.

Intitulada 'Let´s Explore', a Skoda apresentou, esta segunda-feira, em Lisboa, aquela que é a sua nova estratégia de mobilidade e transformação, materializada, desde logo, em seis elétricos novos ou renovados, a lançar até 2026. Opção que, no entanto, não significa o fim do Diesel... ou até mesmo a aposta no e-Fuel.

A apresentação desta nova etapa na vida da marca centenária fundada em Mlada Boleslav, na República Checa, esteve a cargo do responsável pelo Marketing de Produtos da Skoda Auto, Björn Kröll, que, presente no evento que teve lugar em Lisboa e que serviu, igualmente, para assinalar a chegada do Enyaq iV Coupé ao nosso mercado, explicou não só a transformação por que passa o construtor que hoje em dia pertence ao Grupo Volkswagen, como também a ofensiva de produtos - elétricos - que aí vem.

Assim e começando por aquilo que pretende ser a transformação da própria marca checa, o anúncio de um compromisso cada vez maior com a sustentabilidade, não só nos automóveis, como nas cadeias de abastecimento e produção, através do recurso a energia e materiais recicláveis. Com o concept Vision 7S, que servirá de base a um dos futuros modelos EV a surgir, a assumir-se como o exemplo a seguir.

A Skoda anuncia a entrada numa nova era da sua já centenária existência
A Skoda anuncia a entrada numa nova era da sua já centenária existência, através de uma estratégia qual farão parte seis elétricos novos ou renovados

De resto, é este estudo que vem, igualmente, antever a nova linguagem de design a que a Skoda deu o nome de 'Modern Solid' e cujas principais características passam por uma reinterpretação daquelas que são as referências tradicionais do fabricante, adicionando-lhe linhas mais aerodinâmicas. Além de e já no habitáculo, mais espaço, funcionalidade, intuitividade e contemporaneidade.

Os elétricos que aí vêm

Já com base nestas premissas, o anúncio de quatro novos modelos 100% elétricos, mais duas atualizações da atual família Enyaq, a lançar até 2026, com as maiores novidades a começarem em 2024, com a apresentação do Elroq. Basicamente, um SUV compacto com cerca de 4,5 m de comprimento, que se anuncia como um familiar versátil, para utilização tanto no ambiente urbano, como no fora de estrada, sendo, dessa forma, também uma alternativa ao atual Skoda Karoq.

LEIA TAMBÉM
Skoda. Novas gerações do Superb e Kodiak reveladas no outono

Para 2025, o grosso dos novos modelos, com a chegada não só das atualizações da gama Enyaq, SUV e SUV-Coupé, mas, principalmente, do EV conhecido, para já, apenas como 'Small', ou 'Pequeno'. E que, segundo revelou Björn Kröll, será o elétrico Skoda dos 25 mil euros (onde é que nós já ouvimos isto?...), com pouco mais de 4,1 metros de comprimento, mas também uma capacidade de bagageira de 450 litros! O que será uma referência no segmento.

Finalmente e já em 2026, a chegada daquela que será a primeira carrinha 100% elétrica na história da Skoda, que, graças também aos seus 4,7 metros, a marca descreve como a proposta "ideal", tanto para famílias, como para frotas. E a que se seguirá o sexto e último EV, para já conhecido apenas como 'Space' ('Espaço', em português...), que, segundo Kröll, será uma espécie de versão de produção do Vision 7S.

São muitas as novidades que a Skoda tem previsto divulgar, até ao final de 2026
São muitas as novidades que a Skoda tem previsto divulgar, até ao final de 2026

Posicionado como o futuro novo SUV de topo na gama da Skoda, o 'Space' rondará os 4,9 metros de comprimento, num corpo que será também o pináculo da nova linguagem de design Modern Solid. Tudo isto com um interior especialmente espaçoso e flexível, além da possibilidade de oferecer cinco ou sete lugares.

Diesel é para continuar!...

No entanto e apesar desta forte aposta na Mobilidade Elétrica, desengane-se quem possa pensar que a Skoda está já a fazer as malas à combustão. Ou até mesmo ao Diesel, pois e segundo também assegurou o director Marketing de Produtos da Skoda Auto, estas são todas soluções a manter, durante o maior tempo possível.

Defendendo que o foco da Skoda estará sempre "na necessidades dos clientes, em todos os mercados", Björn Kröll garante que, os motores de combustão vão continuar a fazer parte da oferta da marca checa. E não apenas os blocos a gasolina, mas também os Diesel, os Mild-Hybrid ("de 48V", precisou...) e os híbridos plug-in (PHEV), sendo que, a marca checa, promete continuar a investir na sua evolução.

O director de Marketing de Produtos da Skoda Auto, Björn Kröll, à esquerda, acompanhado do director-geral da Skoda Auto Portugal, Luis Mateus
O director de Marketing de Produtos da Skoda Auto, Björn Kröll, à esquerda, acompanhado do director-geral da Skoda Auto Portugal, Luis Mateus, no evento em Lisboa

Quanto ao hoje em dia muito debatido tema dos combustíveis sintéticos, ou e-Fuel, Kröll mostrou-se bem menos confiante, não somente por, nos dias que correm, não terem ainda qualquer peso, em qualquer um dos mercado europeu - "E a Skoda sempre foi uma empresa sólida...", recordou -, mas também por ser algo que tem sido impulsionado, maioritariamente, por um grupo restrito de países - "Alemanha, Itália, República Checa... não sei se também Portugal.

Assim e da parte da Skoda, a garantia, apenas, de que "vamos continuar a manter uma grande flexibilidade em termos de produtos, procurando, ao mesmo tempo, conter a subida dos custos".