A Skoda deu a conhecer a versão de topo e mais potente, daquele que é o seu primeiro modelo 100% elétrico - o Enyaq Sportline iV 80x. Proposta cuja comercialização deverá arrancar em breve, com as primeiras unidades a serem entregues ainda durante o verão de 2021.
Recorrendo a um sistema de propulsão de dois motores elétricos, a anunciarem uma potência combinada de 265 cv e um binário máximo de 425 Nm, o Skoda Enyaq Sportline iV 80x é, desde logo e graças a estes predicados, a versão mais potente naquela que é a gama do SUV checo.
A contribuir para este título, mas também por uma tracção integral permanente, a opção da Skoda por um motor síncrono de imã permanente, sobre o eixo traseiro, a oferecer 204 cv de potência e 310 Nm de binário, ao passo que, sobre o eixo dianteiro, um motor elétrico assíncrono, a prometer 109 cv e 162 Nm de binário.
A garantir energia a ambos os propulsores, um pack de baterias de 82 kWh, para o qual a Skoda reivindica a capacidade de oferecer uma autonomia máxima de 500 quilómetros, já segundo o ciclo WLTP. E a que acresce, apesar do segredo mantido relativamente à maioria das prestações, uma velocidade máxima anunciada de 160 km/h.
LEIA TAMBÉM
Com preços e versões. Skoda Enyaq iV já tem data de chegada a Portugal
Contudo e para os clientes que estejam dispostos a abdicar um pouco nos atributos, esta mesma versão Sportline é proposta, ainda, noutras duas versões, ambas apenas com tracção traseira. Uma delas, com a mesma bateria de 82 kWh, mas a prometer "apenas" 204 cv de potência, enquanto, a outra, com bateria de 60 kWh, a anunciar 179 cv.
Seja qual for a motorização e, principalmente, por se tratar da versão mais vocacionada para a condução, o Sportline surge sempre com uma menor altura ao solo - menos 15 mm à frente e menos 10 mm atrás - face às restantes versões, graças à adopção de molas e suspensões distintas.
Com estética a condizer
Já no capítulo estético, a diferenciação garantida através do recurso a aplicações em preto brilhante, em redor da grelha frontal e das entradas de ar no pára-choques dianteiro, assim como nas capas dos retrovisores exteriores, molduras das janelas e barras de tejadilho. Isto, ao mesmo tempo que o spoiler traseiro surge pintado em preto mate e, o difusor traseiro, em preto brilhante.
Quanto às jantes, a Skoda propõe uma solução de 20 polegadas, sendo que, como opção, os clientes também podem escolher rodas maiores, de 21 polegadas.
De resto e no que diz respeito ao equipamento proposto de série, o Enyaq Sportline engloba faróis dianteiros totalmente em Matrix LED, um volante desportivo de três raios, sistema de infoentretenimento de 13 polegadas, bancos desportivos pretos com encostos de cabeça integrados e revestidos a micro-fibra e couro Suedia, tecido estilo couro no tablier, forro do tejadilho em preto, pedais de alumínio a aplicações com efeito carbono espalhadas pelo habitáculo.
Finalmente e já como opcionais, um head-up display com tecnologia de Realidade Aumentada, Park Assist e o sistema de condução semi-autónoma que a marca checa designa de Travel Assist.