A Skoda acaba de apresentar a atualização daquela que é a versão mais desportiva do elétrico Enyaq, o RS, e que, já a partir deste ano, passa a dispor não só de mais potência, mas também de maior autonomia. E, tudo isto, a par de uma capacidade de carregamento mais rápida.
Sport Utility Vehicle elétrico de aspirações mais desportivas, o agora renovado Skoda Enyaq RS aposta, assim, num importante reforço de atributos, que, no caso, por exemplo, da potência, lhe permite eclipsar, entre outros, o Octavia RS e os seus 245 cv de potência.
A confirmar esta ideia, o facto dos dois motores elétricos do RS passarem a anunciar uma potência combinada de 340 cv, ou seja, 40 cv mais do que até aqui. Graças ao quais o SUV elétrico também passou a conseguir acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1 segundo menos, ou seja, em 5,5 segundos.
LEIA TAMBÉM
Com 300 cv e 500 km de autonomia. Skoda apresenta o desportivo Enyaq iV RS
Por outro lado e embora, na maior parte dos casos, estes aumentos de potência acabem resultando em prejuízos na autonomia, no Enyaq, a Skoda conseguiu, inclusivamente e graças a um recalibrar dos motores elétricos, mas também à instalação de um novo software de gestão de energia, aumentar o número de quilómetros que é possível fazer, com uma só carga.
Assim, o Enyaq RS passa a anunciar uma autonomia WLTP na ordem dos 541 km, o que significa um aumento de 24 km face àquilo que era a autonomia anterior, enquanto o Coupé RS ganhou mais 26 km, passando a anunciar a capacidade de cumprir até 547 km, com uma só carga.
Finalmente e porque as boas notícias ainda não acabaram, a Skoda melhorou, igualmente, a potência de carregamento máxima que o Enyaq RS consegue suportar, em tomadas rápidas, elevando-a dos 135 para 175 kW. Um aumento que reduzirá em oito minutos o tempo necessário para carregar a bateria, dos 10 aos 80%, passando a ser de, apenas, 28 minutos.
Com novos gráficos
Numa atualização centrada na melhoria dos aspectos técnicos, nota, ainda assim, para as alterações feitas ao nível dos gráficos exibidos no painel de instrumentos 100% digital, head-up display e ecrã central do sistema de infoentretenimento, isto, depois de, já no início deste ano, o modelo ter ganho uma nova versão, mais centrada no luxo, que, como também é tradição na marca checa, recebeu o nome 'Laurin & Klement'.
Entretanto e a terminar, recordar, apenas, que a Skoda já divulgou alguns teasers daquela que será a segunda geração do elétrico Enyaq e cuja chegada está já prevista para 2025. Novidade que, a exemplo do que já acontece, deverá chegar com a nova geração também do Coupé.