Assim, sim! Skoda mostra o Enyaq com que sonhávamos

Infelizmente, trata-se de um projecto que não deverá passar da fase de protótipo; mas, ainda assim, merece ser celebrado! Falamos do arrebatador Skoda Enyaq RS Race, transformação levada a cabo pela Skoda Motorsport, com o objectivo de criar um verdadeiro carros de ralis... elétrico.

Marca automóvel com uma já longa ligação à competição automóvel e, em particular, aos ralis, terá sido a própria divisão de competição da Skoda que terá decidido mostrar como poderia ser um Skoda de ralis… elétrico. Neste caso, tendo como ponto de partida um Enyaq Coupé RS.

Assim e uma vez colocado nas mãos da Skoda Motorsport, o conhecido SUV elétrico tornou-se não só mais baixo (-70 mm) e  mais largo (+72 mm à frente e +116 mm atrás), como também substancialmente mais leve - ao todo, -316 kg!

A contribuir para estes resultados, um chassis mais largo e rebaixado, pára-choques modificados, bem como amortecedores e molas, além de um total de 16 peças fabricadas em biocompósitos sustentáveis, ultra-leves, e que, desenvolvidas em conjunto com a Bcomp, dão origem, na carroçaria, não somente a pára-choques, mas também a guarda-lamas, tejadilho com conduta de ar NACA e (enorme) asa traseira.

Todos estes elementos acabaram sofrendo alterações em função da otimização aerodinâmica, o mesmo acontecendo com as jantes de 20”.

Habitáculo à imagem da competição

Já no habitáculo, onde a Skoda Motorsport decidiu prescindir de praticamente tudo o que existia no modelo original, optando antes por bancos de competição Atech com cintos de segurança de seis pontos, roll cage em aço cromado-molibdénio de alta resistência, enchimento de segurança nas portas e um extintor de incêndio automático (um verdadeiro carro de competição, portanto…), as peças de biocompósitos resultaram no painel de instrumentos, painéis das portas e apoios para os pés do condutor e do passageiro.

Um só “luxo”: um sistema de som premium Havas, a incorporar um amplificador de som digital, com o objectivo de garantir uma sonoridade idêntica às dos carros de competição. A qual, não só pode ser alterada, como é ativada quando a velocidades acima dos 30 km/h.

Depois e porque o objectivo era fazer, efectivamente, um verdadeiro carro de ralis, a opção por um sistema de travagem de alto desempenho idêntico ao do Audi e-tron GT, com discos em carbo-cerâmica, pinças de dez pistões à frente e quatro atrás, travão de mão hidráulico do tipo rali e sistema de pedal igual ao do Skoda Fabia RS Rally2. Tudo isto, ao mesmo tempo que, em termos de suspensão, a DCC proposta de série no modelo acabou sendo substituída por uma suspensão desportiva especial, a permitir ajustes individuais na rigidez da mola, compressão e distensão.

Trem de força elétrico sem alterações

Finalmente e quanto ao trem de força, a garantia de que tudo permanece igual ao Enyaq Coupé RS de produção, ou seja, dois motores elétricos a proporcionarem uma potência conjunta de 340 cv (250 kW), capaz de garantir não somente uma velocidade máxima de 180 km/h, como também e, neste caso, graças também à redução do peso do conjunto, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos.

Qual a parte menos boa? É que, por muito que “choremos”, este Skoda Enyaq RS Race dificilmente vai estar, algum dia, à venda!…