Skoda Enyaq iV. SUV elétrico chegará com três baterias e versão RS

Com lançamento agendado para 2021, o SUV Skoda Enyaq iV anuncia-se com três níveis de bateria, uma versão desportiva RS, e uma autonomia máxima de 500 km.

Com lançamento agendado para 2021, a Skoda acaba de divulgar mais informações e imagens relativas àquele que será o seu primeiro SUV elétrico, o Enyaq iV. E que, entre outras novidades, sabe-se agora, contará com três potências de bateria, uma versão desportiva RS, mas também uma autonomia máxima acima dos 500 quilómetros.

Baseado na primeira plataforma para veículos elétricos do grupo Volkswagen, denominada MEB, o Skoda Enyaq iV anuncia-se como um SUV compacto, disponível tanto com tracção traseira como integral, três potências de bateria, cinco níveis de potência e a possibilidade de carregamento rápido.

LEIA TAMBÉM
Skoda Enyaq. Primeiro SUV 100% elétrico da Skoda já tem nome

Segundo revela agora a marca checa, a versão base do SUV elétrico adoptará a designação Enyaq iV 50, sinónimo da presença de uma bateria de 55 kWh, montada no eixo traseiro, a ajudar a garantir uma potência de 148 cv e uma autonomia a rondar os 340 quilómetros.

Imediatamente acima desta versão de entrada, surgirá o Skoda Enyaq iV 60, equipado com uma bateria de 62 kWh, a apoiar um motor elétrico capaz de oferecer 180 cv de potência, além de uma autonomia na ordem dos 390 quilómetros.

Como versão mais potente, o Skoda Enyaq iV 80, sinónimo de uma bateria de 82 kWh, a garantir, em conjunto com o motor elétrico, uma potência declarada de 204 cv, a par de uma autonomia acima de 500 quilómetros.

Agendado para 2021, o primeiro SUV elétrico da Skoda anuncia-se pronto para comercialização
Agendado para 2021, o primeiro SUV elétrico da Skoda anuncia-se pronto para comercialização

Tracção integral disponível em todas as versões

Todas elas propostas, à partida, apenas com tracção traseira, qualquer uma das três versões também estará disponível, com tracção integral. Mais-valia conseguida com a colocação de um segundo motor elétrico, posicionado no eixo dianteiro.

Desta forma e no caso da versão mais potente, a variante AWD passará a chamar-se Skoda Enyaq iV 80X e, embora mantendo a mesma bateria de 82 kWh, passará a anunciar 265 cv de potência e 460 quilómetros de autonomia.

Enyaq iV RS, o acelera

Finalmente e como variante mais desportiva e topo de gama, o Enyaq iV RS, que, recorrendo à mesma bateria de 82 kWh, conseguirá oferecer uma potência máxima de 306 cv, capaz de lhe permitir acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2s, mas também alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h.

Com três baterias de potências distintas, o Skoda Enyaq iV anuncia autonomias entre os 340 e os 500 quilómetros
Com três baterias de potências distintas, o Skoda Enyaq iV anuncia autonomias entre os 340 e os 500 quilómetros

Quanto à autonomia deste RS, manter-se-á nos 460 quilómetros.

Relativamente aos carregamentos, a Skoda revela que, todas as versões, exibirão uma capacidade de carregamento até 125 kW, o que deverá permitir um recarregamento entre 10 e 80% das baterias, em apenas 40 minutos.

Elétrico, mas com todas as qualidades Skoda

A par de todas estas particularidades, o fabricante checo garante ainda que, embora sendo o primeiro SUV elétrico da marca, o Enyaq não deixará de oferecer todas as características já conhecidas dos modelos Skoda, como é o caso de uma habitabilidade generosa, muito espaço, um desenho emocionante, mas também "uma condução divertida, ainda que sustentável".

O Koda Enyaq IV surgirá com potências entre os 184 e os 306 cv
O Koda Enyaq IV surgirá com potências entre os 184 e os 306 cv

Recorde-se que o Enyaq apresenta dimensões semelhantes ao Kodiaq, anunciando um comprimento de 4,68 metros, 1,87 metros de largura e uma distância e entre eixos de 2,76 metros. Além disso e com uma altura de apenas 1,61 metros, o modelo promete ainda boas qualidades dinâmicas.

Por outro lado e fruto das dimensões exteriores, o Skoda Enyaq promete ainda uma óptima capacidade de carga, fixada nos 585 litros.

Quanto ao design e embora, nas imagens, fortemente camuflado, o primeiro SUV elétrico da marca checa anuncia uma carroçaria parecida ao Volkswagen ID.4, ainda que com todas aquelas que são os elementos de design dos modelos Skoda.

Além de um sistema de propulsão zero emissões, o primeiro Skoda elétrico promete manter todas as características dos modelos da marca checa
Além de um sistema de propulsão zero emissões, o primeiro Skoda elétrico promete manter todas as características dos modelos da marca checa

Já no interior, a marca fala num generoso ecrã de 13" ao centro do tablier, além de um head-up display com realidade aumentada e ligação permanente à Internet, mas que será opcional.

No mercado em 2021

A produzir na principal fábrica da Skoda, em Mladá Boleslav, na República Checa, facto que fará do modelo o primeiro modelo elétrico, com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, a ser produzido fora da Alemanha, o Skoda Enyaq iV deverá chegar ao mercado já no próximo ano, em 2021.

https://youtu.be/d_NVoZIlmgE