Primeira proposta 100% elétrica na marca checa, a Skoda Portugal acaba de agendar a chegada do Enyaq iV a Portugal, para o próximo mês de maio. Altura a partir da qual será possível escolher entre uma de três versões ou baterias, com preços a partir de 35.813 euros.
Primeiro modelo Skoda de produção construído com base na plataforma modular MEB (Modular Electrification Toolkit) do Grupo Volkswagen, em que a bateria é incorporada no piso, para economizar espaço, o Enyaq iV chegará a Portugal com três diferentes capacidades de baterias de iões de lítio, a prometer potências e autonomias distintas. Além de tracção traseira ou, no caso das versões mais potentes, integral permanente.
Como versão de entrada, o Skoda Enyaq 50 iV, sinónimo de uma bateria de 55 kWh, a ajudar a garantir uma potência máxima de 148 cv, assim como uma autonomia máxima de 355 quilómetros (norma WLTP). Isto, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,3s e uma velocidade máxima fixada nos 160 km/h. Quanto ao preço, começa nos 35.813€.
Acima de desta versão, o Enyaq 60 iV, proposta que, tal como a anterior, apresenta tracção apenas traseira, graças a uma bateria de 62 kWh, a ajudar a uma potência máxima de 180 cv e uma autonomia oficial de 413 quilómetros, além de uma aceleração 0-100 km em 8,7s e a mesma velocidade máxima de 160 km/h. Preço: 39.840€.
Finalmente e como versão mais potente, o Enyaq 80 iV, modelo equipado com um pack de baterias de 82 kWh, a anunciar uma potência de 204 cv, a par de uma autonomia máxima de 537 quilómetros, assim como de uma aceleração 0-100 km em 8,6s e da mesma velocidade máxima de 160 km/h.
LEIA TAMBÉM
Skoda ENYAQ IV. Primeiro SUV elétrico assinala início de nova era
A contrário das restantes, o Enyaq 80 iV também estará disponível com uma variante 4x4, denominada 80x iV, e que, graças a um aumento da potência máxima (265 km), consegue, também, uma melhor aceleração dos 0 aos 100 km/h (6,9s), não alterando, contudo, a velocidade máxima - 160 km/h.
Quanto à autonomia, desce, neste caso, para os 460 quilómetros, sendo que, ao contrário da versão de duas rodas motrizes, cujo preço de entrada surge fixado nos 46.440€, o Enyaq 80x iV não tem ainda PVP conhecido, para o mercado nacional.
Aliás e a concluir, como proposta elétrica à parte, o também já confirmado Enyaq RS iV, cuja chegada a Portugal está prevista, tal como a versão anterior, apenas para uma fase posterior. Facto que, ainda assim, não impede a Skoda de divulgar as principais características técnicas deste RS, com tracção integral, a começar por uma potência máxima de 306 cv, lado-a-lado com uma autonomia de 460 km.
Finalmente e termos de prestações, a promessa de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2s, com a velocidade máxima surgir limitada aos 180 km/h. Ou seja, mais 20 km/h do que em qualquer uma das restantes versões.