Skoda. SUV elétrico Enyaq iV espicaça curiosidade através de desenhos oficiais

Primeira proposta 100% elétrica na história da Skoda, o Enyaq iV acaba de divulgar mais alguns desenhos do seu exterior, antes da apresentação a 1 setembro.

Primeira proposta 100% elétrica na história do construtor checo, a Skoda acaba de dar a conhecer mais alguns desenhos oficiais do exterior Enyaq iV, quando faltam pouco menos de três semanas para a sua apresentação oficial, no dia 1 de setembro. E a verdade é que a estética promete!

Embora antecipado através de não mais que alguns desenhos e com imagens ainda muito de showcar, a verdade é que é a própria Skoda, a garantir, que, mesmo o modelo de produção, não deixará de exibir "linhas emocionantes e bem balanceadas, além de proporções dinâmicas".

Aliás, o principal responsável pelo design exterior do Enyaq iV, Karl Neuhold, avança que, as proporções daquele que é também o primeiro elétrico da marca checa, "serão diferentes das exibidas pelos nossos atuais SUV", com o novo modelo a recorrer a uma frente mais curta e um tejadilho mais longo para "criar uma imagem muito dinâmica, quase a fazer lembrar uma espécie de 'space shuttle'".

O Skoda Enyaq iV promete um coeficiente de aerodinâmica de apenas 0.27
O Skoda Enyaq iV promete um coeficiente de aerodinâmica de apenas 0.27

Ainda segundo Neuhold, o facto do carro contar com uma plataforma como a novíssima MEB, que o grupo Volkswagen criou especificamente para os veículos elétricos, e não possuir qualquer motor de combustão, permite optar por este tipo de opções, dotando, ainda assim, a carroçaria de um perfil "mais alongado e extremamente aerodinâmico". Conforme, de resto, surge demonstrado, nos apenas 0.27 de coeficiente aerodinâmico.

LEIA TAMBÉM
Skoda Enyaq iV. SUV elétrico chegará com três baterias e versão RS

Quanto ao interior, do qual também já são conhecidos desenhos, a Skoda avança que "reflete os ambientes de vida modernos", com os designers a aproveitarem todas as facilidades concedidas pela plataforma do Enyaq iV, nomeadamente a inexistência de um túnel central e uma ampla distância entre eixos, para criar um habitáculo "visualmente ainda mais arejado e a criar uma sensação ainda maior de espaço".

Novidades? Muitas!

Igualmente novo em modelos da marca e, principalmente, entre os futuros elétricos, uma área de arrumos por baixo da consola central e um painel de instrumentos com diferentes níveis. Sendo que a Skoda avançou já, igualmente, que o Enyaq iV deverá contar com uma capacidade de bagageira de 585 litros, além de estrear um ecrã táctil de 13.0 polegadas e um head-up display com tecnologia de Realidade Aumentada.

Além de uma habitabilidade excelente e óptima capacidade de carga, o Enyaq deverá destacar-se, igualmente, pelo enorme ecrã táctil de 13 polegadas
Além de uma habitabilidade excelente e óptima capacidade de carga, o Enyaq deverá destacar-se, igualmente, pelo enorme ecrã táctil de 13 polegadas

Quanto aos passageiros dos lugares traseiros, terão à disposição, também segundo o fabricante, um espaço para pernas "particularmente generoso". Desde logo, porque, garante o fabricante, o Enyaq deverá ser capaz de oferecer uma habitabilidade semelhante à do Kodiaq, ainda que, exteriormente, seja mais curto que uma carrinha Octavia.

Sobre o equipamento, a Skoda revela que decidiu acabar, no seu SUV elétrico, com a tradicional oferta de níveis de equipamento, trocando-a por uma nova palete de ambientes visuais, construídos de acordo com temas específicos, embora todos eles recorrendo a materiais produzidos ou reciclados, de forma sustentável. Pensados estão, também, uma série de pacotes opcionais de equipamento.

O Skoda Enyaq iV promete "linhas emocionantes e bem balanceadas, além de proporções dinâmicas"
O Skoda Enyaq iV promete "linhas emocionantes e bem balanceadas, além de proporções dinâmicas"

Já no capítulo técnico, o fabricante de Mladá Boleslav prevê vir a comercializar o Enyaq iV em versões de duas e quatro rodas motrizes, três capacidades de bateria, e cinco níveis de potência. Sendo que, a versão de topo, contará não só com uma bateria de 125 kW, como deverá ser capaz de autonomias bem perto dos 500 quilómetros.

O primeiro de muitos... até 2022

A terminar, recordar, apenas, que o Skoda Enyaq deverá chegar aos concessionários já em 2021, sendo também o primeiro de uma série de 10 propostas eletrificadas que a marca checa pensa lançar, ao abrigo da sua nova submarca iV, até ao final de 2022.

O Enyaq iV tem por base o Skoda Vision iV Concept, revelado em 2019.