Apresentado aquele que é o primeiro modelo 100% elétrico da marca checa, o Enyaq iV, a Skoda pondera já o lançamento de uma segunda variante deste mesmo modelo - o Coupé. Elétrico, naturalmente...
A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que a Skoda pretende, desta forma, garantir um lugar entre os fabricantes automóveis com uma oferta elétrica capaz de responder à crescente procura de veículos elétricos.
Ainda de acordo com a mesma publicação, esta nova variante será um coupé, cuja base técnica será a mesma do Enyaq iV. A começar, pela plataforma modular específica para veículos elétricos desenvolvida pelo Volkswagen Group, denominada MEB.
"Acreditamos que o Enyaq é o passo correcto, no sentido certo, sendo que a ideia é que venha a existir toda uma gama de variantes deste modelo, a apresentar ao longo dos próximos anos", afirmou, em declarações à Autocar, o director para as Vendas e Marketing da Skoda, Alain Favey.
De resto e face à versatilidade da plataforma MEB, é perfeitamente compreensível esta estratégia, a qual ajuda também a rentabilizar o investimento feito pelo grupo alemão, na criação de uma base específica para veículos elétricos.
LEIA TAMBÉM
Skoda ENYAQ IV. Primeiro SUV elétrico assinala início de nova era
Caminho idêntico seguirá, aliás, a marca Volkswagen, a qual revelou já que, também o seu primeiro SUV elétrico, o ID.4, concebido com base na mesma plataforma MEB, contará com, pelo menos, duas carroçarias, SUV e Coupé.
No caso da Skoda e do Enyaq iV, a nova variante Coupé já foi, inclusivamente, apanhada em testes de estrada, fortemente camuflada, mas também sem conseguir esconder, a partir de uma frente em tudo idêntica à do SUV, uma traseira bem mais fluída a partir dos pilares B. Com o perfil descendente a integrar um vidro traseiro inclinado, terminando num portão de acesso generoso. Ainda que a capacidade da bagageira possa ficar um pouco abaixo dos 585 litros anunciados pelo SUV.
Em termos de técnicos e tecnológicos, a variante Coupé deverá manter as mesmas opções do Enyaq iV SUV, a começar nas versões de duas e quatro rodas motrizes, baterias de 55 kWh, 62 kWh e 82 kWh, com a autonomia máxima anunciada a atingir os 460 km, segundo o ciclo WLTP.
Com potência que vão dos 148 até aos 306 cv, esta última disponível naquela que será a versão mais desportiva vRS, o Enyaq iV Coupé deverá suportar uma potência de carregamento máxima de 50 kW, ainda que, opcionalmente e no caso da bateria de 60 kWh, possa surgir configurado para carregamentos até 100 kW. Já no caso da bateria de 80 kw, a potência admitida de carregamento pode subir até aos 125 kW.