Anunciado como o primeiro crossover elétrico nascido em Mladá Boleslav, na República Checa, o Skoda Enyaq iV acaba de dar a conhecer a sua data de apresentação oficial: 1 de setembro de 2020. Isto, com promessas, desde já, de uma autonomia acima de 500 quilómetros.
Concebido com base na primeira e nova plataforma para veículos elétricos do Grupo Volkswagen, denominada MEB, o Skoda Enyaq iV deverá ser lançado no mercado com várias configurações de motor. A começar, num conjunto de cinco níveis de potência, três capacidades de bateria, além de dois tipos de tracção: traseira e integral.
Segundo os dados já divulgados pelo construtor de Mladá Boleslav, a versão de topo do Enyaq iV deverá apresentar-se, perante o mercado, com uma autonomia de, pelo menos, 500 quilómetros, já segundo a nova e mais exigente norma WLTP, ao passo que, em termos de carregamento, o crossover deverá ser capaz de suportar potências de carga até 125 kWh.
LEIA TAMBÉM
Skoda Enyaq iV. SUV elétrico chegará com três baterias e versão RS
Ainda de acordo com as informações já conhecidas, a versão base do primeiro crossover elétrica da Skoda deverá surgir com uma bateria de 55 kWh, motor elétrico de 146 cv montado sobre o eixo traseiro e 340 quilómetros de autonomia.
Já a versão imediatamente acima, com 178 cv, recorrerá a uma bateria de 62 kWh, capaz de garantir energia para 390 quilómetros, ao mesmo tempo que, a versão com a bateria maior, de 82 kWh, e 210 cv de potência, deverá ser capaz de cumprir os tais 500 quilómetros, com apenas uma carga.
No entanto e além destas versões de tracção apenas traseira, a Skoda tem previsto disponibilizar o Enyaq iV, igualmente, com tracção integral, embora e neste caso, com apenas e só a bateria maior, de 82 kWh. Sendo que, em termos de escolha, os clientes apenas poderão optar entre dois níveis de potência: 262 e 302 cv.
Ambos a anunciarem a mesma autonomia - 460 km -, a diferença entre estas duas versões surgirá, também, na estética, com a versão mais potente a exibir o logótipo RS, sinónimo de imagem (e desempenho) mais desportiva.
Finalmente e a fazer jus aquele que é o princípio base da própria marca, Enyaq iV não deverá abdicar da já conhecida abordagem Simply Clever, desde logo, na habitabilidade. A qual, apesar das dimensões exteriores mais contidas do modelo elétrico, deverá rivalizar, segundo a Skoda, com a do Kodiaq, outro dos crossovers da marca.
Entretanto e com a apresentação oficial a pouco mais de um mês de distância, a Skoda promete revelar, até lá, mais informações sobre o primeiro crossover elétrico da sua história.