A desvendar em 2022. Skoda faz antevisão do Enyaq Coupé iV

Numa altura em que Enyaq original conquista fãs, a Skoda mostra, em vídeo, a segunda derivação do modelo: o Enyaq Coupé iV.

Numa altura em que conquista fãs com a sua primeira proposta 100% elétrica, a Skoda prepara já a primeira derivação do sucesso chamado Enyaq iV - o Enyaq Coupé iV. Versão que, de resto, dois dos principais responsáveis da marca checa, tiveram já possibilidade de conduzir, embora ainda sob forte camuflagem, com registo em vídeo.

O momento foi, de resto, registado em vídeo, pela própria Skoda, enquanto forma de promoção de uma proposta que só deverá ter apresentação oficial, em 2022. Ainda que, neste momento e segundo as imagens captadas deixam antever, o modelo esteja já numa fase quase terminal do desenvolvimento.

Aliás, o momento acabou servindo, igualmente, para que os dois responsáveis da Skoda, o CEO Thomas Schäfer e o director de Design Oliver Stefani, conversassem sobre o Enyaq Coupé iV, com Stefani a salientar o prazer que teve em desenhar um veículo diferente das propostas que tradicionalmente cria na marca checa, mais voltadas para a família e com interiores espaçosos.

O Skoda Enyaq Coupé iV ainda de camuflado
O Skoda Enyaq Coupé iV ainda de camuflado mas já em vídeo

O director de Design destacou, ainda, as potencialidades da carroçaria Coupé e que permitiu à equipa dotar este veículo de uma personalidade mais forte. A começar na linha de ombros sobre as rodas traseiras e que conduz àquele que é, para Stefani, o ângulo favorito na estética exterior do Enyaq Coupé iV: os três quartos traseiros.

LEIA TAMBÉM
Embora já sem carrinha. Novo Skoda Fabia cresce no tamanho e nas ambições

Já o tejadilho inclinado e as rodas grandes, acentuam não apenas o posicionamento dos eixos muito próximos do início e fim da carroçaria, como também a postura mais desportiva.

Contudo e se, em termos de carroçaria, o Enyaq Coupé iV possui personalidade própria, já no conteúdo técnico e tecnológico, o modelo beneficia das mesmas soluções de outros modelos 100% elétricos nascidos no seio do Grupo Volkswagen. A começar, pela plataforma MEB, que também serve de base ao "irmão" Enyaq iV e ao "primo-direito" ID.4, assim com pelos sistemas de propulsão, com dois tipos de bateria - 62 e 82 kWh - e três níveis de potência: 179, 204 e 265 cv.

https://youtu.be/MtK2TzFyAU0

Adoptando as denominações comerciais iV 60, iV 80 e iV 80x, o modelo deverá, ainda, prometer autonomias acima dos 535 quilómetros, já segundo a norma WLTP. Sendo que, de série, o Enyaq Coupé deverá surgir com tracção apenas traseira, ficando a tracção integral parte da lista de opcionais.