Skoda eletrifica-se com o Vision E Concept

Este é o primeiro protótipo da marca checa que oferece simultaneamente capacidades de condução autónoma e viagens sem emissões poluentes, e anuncia a estratégia da marca na área da eletrificação. A primeira novidade está prevista para 2019 e terá como protagonista o Superb.   A Skoda deu a conhecer os primeiros esboços do Vision E Concept, modelo que tem apresentação prevista para abril no Salão de Shangai e que serve para dar a conhecer os planos da marca no campo das emissões 0 e outras tendências futuras de mobilidade. Esta é a primeira vez que o fabricante checo apresenta um modelo com capacidades de condução autónoma e motorização elétrica, e demonstra a estratégia que será implementada no futuro. O objetivo primário passa por contar até 2025 com cinco veículos elétricos na gama, direcionados a diversos segmentos, e que vão utilizar como base a plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Além disso, a Skoda vai também apostar nos híbridos de Plug-In, e a primeira novidade será um Superb "de ligar à tomada" que vai estar em comercialização já em 2019.   O Vision E Concept é um SUV-protótipo com 4645mm de comprimento, 1917mm de largura e 1550mm de altura, que, por apresentar as rodas bastante próximas das extremidades, apresenta uma generosa distância entre eixos de 2850mm, o que permitiu dotar o modelo de um dos atributos-chave para a Skoda, que é a grande habitabilidade. Além disso, foi também dada primazia ao desenvolvimento de um interior focado no condutor, enquanto para o exterior são já destacadas a silhueta dinâmica e as linhas descendentes do teto ao estilo dos coupés.   Com capacidade para cumprir até 500km sem emissões poluentes, e atingir uma velocidade máxima de 180km/h, o Skoda Vision E conta com uma motorização elétrica que tem uma potência anunciada de 300CV. Além disso, este concept anunciado para Shangai é o primeiro modelo da marca checa com o Nível 3 de condução autónoma, o que significa que o automóvel será capaz de assumir de forma independente as tarefas de guiar em engarrafamentos, utilizar o sistema de piloto automático em vias rápidas e efetuar a manutenção de faixa e as ultrapassagens, e ainda fazer sozinho a procura de estacionamento e as manobras para arrumar o automóvel nestes espaços.