Já não há dúvidas: a Skoda acaba de confirmar que, depois do Enyaq, os elétricos vieram para ficar na oferta da marca checa. A caminho está, de resto, um coupé e um crossover mais pequeno. Todos eles, no entanto, concebidos segundo um mesmo primado: o do espaço.
A revelação foi feita pelo director de design da Skoda, em declarações reproduzidas pela britânica Autocar. Nas quais, Oliver Stefani, o atual homem-forte do design da marca da Mladá Boleslav, garante que, não só mais modelos elétricos estão a caminho, como estes seguirão os mesmos princípios do Enyaq.
Recorde-se que a marca checa vive, ainda, o élan resultante do lançamento daquele que é o seu primeiro modelo 100% elétrico. O qual, apesar de partilhar a mesma base técnica com o Volkswagen ID.4, acaba exibindo uma plataforma MEB mais "esticada" e, como tal, a permitir, desde logo, mais 42 litros de capacidade de carga - 585 litros.
Para Oliver Stefani, estes predicados do Enyaq reflectem, no fundo, aquelas que já eram as qualidades de outros modelos da marca, como é o caso do Octavia ou do Superb. Sendo que, os próximos modelos, seguirão o mesmo caminho.
"O espaço é um predicado muito importante para nós", comenta o director de design da Skoda, recordando que, "tem a ver com funcionalidade. As pessoas adoram-na, pelo que não é algo de que estejamos dispostos a abdicar. Cada marca tem o seu papel muito próprio".
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"A enorme área de carga e acesso é algo que encontramos no Enyaq. Aliás, em comparação com outros modelos, de outras marcas, que utilizam a mesma plataforma [MEB], o Enyaq tem a traseira mais comprida", destaca o mesmo responsável, acrescentando que, "a verdade é que estamos convencidos de que, mesmo com uma bagageira mais comprida, é possível fazer um automóvel bonito e atraente".
Entretanto e porque os princípios orientadores estão definidos, a Skoda está a já a desenvolver, conforme também já aqui noticiámos, aquela que será variante Coupé do Enyaq, cuja chegada deverá ter lugar já em 2020.
A par deste modelo, a marca checa está, igualmente, a preparar um terceiro modelo, espécie de "primo-direito" do Volkswagen ID.3. O qual, baseado na mesma plataforma MEB, deverá apresentar-se com três dimensões de bateria, dois níveis de potência, todos eles conjugados apenas com tracção traseira.
Também devido ao enfoque da Skoda no espaço interior, esta última proposta deverá assumir a forma de um crossover, também de modo a aproveitar, ao máximo e tal como no Enyaq coupé, o espaço disponível.
Finalmente, Stefani revelou, ainda, que os futuros modelos Skoda apresentarão um design mais "emocional", em linha com o Enyaq, mas que também representará o afastamento das propostas com motores de combustão.
"O Enyaq mantém uma certa identidade visual com os nossos modelos com motores de combustão, porque é o único EV que temos para já e porque queríamos torná-lo mais um membro da família", explica o director de design da Skoda. Revelando que, "a partir do momento em que tivermos mais EVs, certamente desenvolverão muito mais a ideia que temos para essas propostas".