O Grupo Volkswagen entende que a principal concorrente da Skoda deve ser a Ford e não a Dacia. Entretanto, a marca checa divulga um teaser do novo SUV Kushaq.
A Skoda pode ser um "problema" para o Grupo Volkswagen porque não só tem acesso às plataformas desenvolvidas pelos engenheiros da casa-mãe como beneficia dos salários mais baixos na República Checa para produzir os seus modelos.
Por outro lado os modelos da Skoda são geralmente mais espaços dos que os seus equivalentes da Volkswagen e normalmente são mais baratos.
Em declarações ao Automotive News Europe, o diretor comercial do Grupo Volkswagen, Christian Dahlheim, referiu que a estratégia não passa pelo posicionamento da Skoda ao nível da Dacia porque se isso fosse feito poderia prejudicar as vendas das marcas Volkswagen e Seat. Isso não irá acontecer.
Em vez disso, o Grupo Volkswagen vai continuar a apostar na fórmula mais do que testada, que aponta a Skoda como a insígnia com "maior potencial de crescimento" entre as marcas de volume do grupo.
LEIA TAMBÉM
Culpa das emissões. Skoda Kodiaq vRS como o conhecemos vai desaparecer
Em resposta a uma questão do Automotive News Europe acerca de um reposicionamento da Skoda para concorrer com a Dacia, Christian Dahlheim foi peremptório: "Não gostamos dessa comparação porque não queremos baixar a Skoda ao nível desse concorrente.
A Skoda tem como concorrentes fabulosos as marcas francesas e, claro, a Ford." Adiantou que a marca checa pode atrair mais clientes "mais tradicionais" sem ter de se tornar numa marca de baixo custo.
Teaser do SUV Kushaq
Entretanto, a Skoda divulgou a primeira imagem de antevisão do novo crossover pequeno que foi projetado especificamente para a Índia.
Denominado Kushaq, adota a nomenclatura da marca, em que todos os SUV começam por um "K" e terminam em "Q". O nome vem o sânscrito, um idioma antigo do subcontinente indiano, palavra que pode ser traduzida como "governante" ou "rei".
O novo Kushaq é essencialmente a versão de produção do protótipo Vision N que foi revelado no ano passado. O novo SUV irá utilizar uma versão da plataforma MQB A0 específica para a Índia e será apresentado em março. O facto da Skoda ter desenvolvido um crossover à medida do segundo país mais populoso do mundo é um forte indício do seu crescimento sob a alçada da Volkswagen.
A Índia não é o único país a ter modelos específicos da Skoda, uma vez que o Kamiq GT e o Kodiak GT só estão disponíveis na China.