A Skoda apresentou o estudo de um veículo que procura reinterpretar o clássico 1203, um modelo muito popular na antiga Europa de Leste e que esteve em produção durante 30 anos. O novo Skoda 1203, porém, dificilmente verá a luz do dia... ainda que não deixe de ser um conceito interessante.
Na antiga Europa de Leste esteve muito tempo em comercialização um veículo comercial produzido pela Skoda, denominado 1203.
Aquele modelo começou a ser construído na República Checa em 1968 e esteve em produção durante quase 30 anos. A última unidade abandonou a linha de montagem em 2017. Durante estas três décadas tornou-se num verdadeiro ícone para empresas e famílias.
Não será de estranhar que muitas pessoas da Skoda continuem a gostar deste modelo. Uma delas é Daniel Hájek, um designer de interface, que teve a oportunidade de contribuir para a série de artigos "Icons Get a Makerover", publicados na revista da Skoda.
Daniel Hájek tem uma forte ligação com o clássico 1203. A sua família teve um destes veículos que o utilizava na quinta e foi o primeiro automóvel que conduziu com 15 anos.
"Falei com os meus colegas e disseram-me que podia recorrer à minha experiência com o 1203 para tentar imaginar um modelo para o novo milénio," afirmou Daniel Hájek.
LEIA TAMBÉM
Grupo Volkswagen não quer Skoda como concorrente da Dacia
"Mas também penso que um veículo como este seria excelente para a marca Skoda". Atendendo ao recente interesse pelas autocaravanas na Europa, a ideia de Daniel Hájek não seria totalmente descabida.
Homenagem a uma lenda
A interpretação de um moderno 1203 vai além de um novo desenho de um furgão antigo com proporções volumosas e cantos arredondados.
Este estudo de uma autocaravana com tecto extensível recupera vários elementos de estilo que prestam homenagem ao original, mas Danilel Hájek procurou que este novo 1203 tivesse uma imagem própria. Os faróis redondos e os cantos pronunciados da linha do tecto e do radiador evocam o modelo original, enquanto o tecto extensível é uma homenagem à menor largura do 1203.
"Queria que fosse evidente no mesmo estudo que se trata do mesmo veículo, mas não quis que fosse demasiado retro", afirma. "Desenhei um veículo moderno que presta homenagem a uma lenda".
Curiosamente, o painel do 1203 é minimalista e nem sequer tem um ecrã para o sistema de infoentretenimento.
Isso até é surpreendente considerando o papel de Daniel Hájek como designer de interface do utilizador, mas para este moderno veículo, ele aposta na conectividade através do tablet ou dispositivo móvel do utilizador em vez de baseado no sistema do veículo. Numa altura em que os grandes ecrãs são símbolos de estatuto, esta é uma abordagem mais humilde para o novo 1203.
Apesar de ser um desenho oficial da Skoda dificilmente este veículo será produzido, uma vez que existe uma outra marca no Grupo Volkswagen especializada neste tipo de viaturas, incluindo autocaravanas: a Volkswagen Veículos Comerciais.