A Skoda desenvolveu a "app" Sound Analyser" que diagnostica problemas ou avarias no automóvel pelo som emitido pelos componentes.
A Skoda desenvolveu uma "app" que diagnostica avarias no automóvel com recurso a um smartphone. Denominada "Sound Analyser", regista o som do veículo em circulação e depois compara a gravação com padrões de som armazenados numa base de dados.
Se ocorrer algo de anormal, a app irá notificar os mecânicos e indicar onde devem procurar os problemas. A marca sublinha que a eficácia do sistema é superior a 90%, adiantando que a "app" consegue reconhecer dez padrões de som, incluindo aqueles provenientes do sistema de direção, do compressor de ar condicionado e da embraiagem da caixa DSG.
Para conseguir obter estes resultados, a "app" converte o ficheiro audio gravado num espectrograma que interpreta visualmente os sinais acústicos. A tecnologia de inteligência artificial compara depois o ficheiro com as gravações existentes para identificar desvios. Um algoritmo vão então determinar quais são os desvios e a forma de os resolver.
A "app" promete vantagens consideráveis para os clientes e as oficinas. O "Sound Analyser" permite melhorar a eficiência da manutenção do veículo e reduz o tempo de imobilização na oficina. Isto leva a um aumento da satisfação do cliente e da produtividade.
Teste-piloto em 14 países
A Skoda tem vindo a testar a "app" ao abrigo de um projeto-piloto em 14 países, contando com a participação de 245 concessionários que têm vindo a fornecer gravações audio para o software do processo de aprendizagem.
Não obstante a "app" ser interessante, a Skoda adiantou que a tecnologia poderia ser incorporada em futuros modelos através de sensores especiais que "escutam" anormalidades.
A marca checa considera que isto poderá permitir a manutenção preditiva, assim como reparações programadas através de uma ligação por internet.
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O "Sound Analyser" é o primeiro exemplo das novas oportunidades de digitalização que a Skoda pode criar, mesmo em termos de após-venda", refere Stanislaf Pekar, responsável de após-venda da marca checa.
"Iremos continuar a utilizar consistentemente tecnologias de inteligência artificial para oferecer aos nossos clientes um serviço ainda mais personalizado, melhorando mais a experiência do cliente", acrescenta.