Os automobilistas italianos afetados por avarias no sistema de AdBlue vão ser indemnizados por reparações no valor até 1200 euros.
Os sistemas de anti-poluição têm sido um dos maiores problemas para os modernos motores diesel e uma das consequências foi a diminuição drástica da sua quota de mercado. Porém, estes dispositivos são indispensáveis para reduzir o impacto ambiental nas cidades e na saúde dos cidadãos.
Os sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) obrigam à utilização de um aditivo à base de ureia, AdBlue, e são propensos a avarias caras e desagradáveis para os proprietários dos veículos.
Na vizinha Espanha, a organização de defesa do consumidor OCU publicou recentemente um comunicado exigindo compensações aos proprietários de veículos diesel do Grupo PSA que foram afetados por avarias nos sistemas de AdBlue. O fabricante, porém, nega qualquer defeito nos seus veículos. A OCU juntou-se a outras associações de consumidores europeias - Bélgica, França e Itália - para pedir compensações.
Baixar as emissões
Os sistemas do tipo AdBlue têm sido fundamentais para se conseguir uma redução significativa das emissões de óxido de azoto pelos modernos motores diesel. Além de obrigar à utilização do aditivo, que por norma tem de ser reabastecido a cada 10.000 km ou 15.000 km, os sistemas são imprescindíveis para funcionem.
Se um automóvel sair de fábrica com sistema AdBlue e este deixar de funcionar ou esgotado o aditivo, o motor não deveria ligar, já que não cumpre os níveis de emissões para que foi homologado.
Segundo a Euroconsumers, que recebeu queixas de milhares de condutores em Itália e Espanha, foram encontrados indícios que "sugerem fortemente" a existência de um defeito em alguns veículos diesel do Grupo PSA matriculados depois de 2015 porque os condutores receberam alertas e mensagens de advertência de que o aditivo estava esgotado, quando não era o caso, e em situações limite os automóveis poderiam deixar de funcionar.
A reparação encontrada para esta avaria passava em muitos casos pela substituição do depósito e de todo o sistema de AdBlue. Nos reparadores oficiais, o custo situa-se entre os 800 e os 1200 euros.
Primeira vitória em Itália
Os desenvolvimentos mais recentes vieram de Itália já que houve um acordo entre os consumidores com a Citroën e a Peugeot para indemnizar os clientes que tiveram de mandar reparar o defeito e pagar por sua conta conta até 1200 euros.
Segundo a Altroconsumo, que fez as reclamações, as compensações aplicam-se a veículos diesel com sistemas diesel AdBlie reparados com menos de seis anos e 45 mil quilómetros.
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O acordo alcançado tem o objetivo de evitar possíveis sanções por parte dos organismos italianos. O compromisso alcançado em Itália ainda foi alcançado noutros países nem pode ser extrapolado a clientes afetados noutros mercados.