Sir Jackie Stewart regressa às pistas por um motivo especial

Jackie Stewart voltou às pistas e usou um capacete assinado por todos os campeões da Fórmula 1 vivos, o qual será leiloado revertendo as receitas para a sua fundação "Race Against Dementia"

O recente Grande Prémio do Bahrain ficou marcado pelo regresso de Sir Jackie Stewart às pistas, mas não da forma como poderá estar a pensar.

Aos 85 anos, o tricampeão mundial de Fórmula 1 voltou a conduzir o seu Tyrrell 006, de 1973, usando um capacete muito especial e por uma causa ainda mais nobre.

O capacete, assinado por todos os 20 campeões de Fórmula vivos 1, é a peça central de um leilão internacional que será organizado pela fundação Race Against Dementia, criada pelo próprio Stewart após a sua mulher ter sido diagnosticada com a doença.

Com os fundos angariados pela venda do capacete, a organização pretende financiar a investigação científica sobre a demência.

Entre as assinaturas, destaca-se a de Michael Schumacher, afastado da vida pública desde o acidente de esqui em 2013. Segundo diversas fontes, a assinatura do heptacampeão foi possível graças à intervenção da sua esposa, Corinna Schumacher.

  • Interessado? Último Ferrari de Schumacher na F1 vai a leilão

    ID: 204083 | 7345331025

Em declarações à Reuters, Mark Stewart, filho do piloto tricampeão, o capacete poderá ainda fazer uma digressão internacional antes de seguir para leilão, com o objetivo de maximizar a angariação de fundos para a fundação.

“Não temos pressa, sabemos que temos aqui algo muito valioso. E talvez, no final da época, possamos pedir ao novo campeão para também assinar”, referiu Mark Stewart. “Desde que ajude a angariar dinheiro, isso é o mais importante”, acrescentou.

Até ao momento, ainda não foi anunciada uma data oficial para o leilão do capacete especial de Sir Jackie Stewart.

O momento simbólico também coincidiu com os 60 anos da estreia de Jackie Stewart na Fórmula 1.

  • Quanto ganham os pilotos (F1 e Ralis)

    ID: 204843 | 7552953161