Os autocarros elétricos da frota Vai e Vem - Transportes Urbanos de Portimão dispõem de uma infraestrutura de carregamento instalada por um consórcio constituído pela Siemens e pela Rolear.On.
Os dez novos autocarros elétricos da frota do Vai e Vem - Transportes Urbanos de Portimão, operados pela Frota Azul do Grupo Barraqueiro, recuperam a capacidade das baterias com recurso a uma infraestrutura de carregamento fornecido por um consórcio constituído pela Siemens e o Rolear.On.
A fábrica de Corroios da Siemens Portugal foi responsável pela produção dos cinco carregadores elétricos de 100 kW, da gama Sicharge UC, e dos dez dispensadores. Aquelas unidades permitem carregar até dez autocarros elétricos em simultâneo, fazendo um carregamento sequencial.
Além do comissionamento dos carregadores, a Siemens foi responsável pelo software de gestão do carregamento, o qual permite uma utilização segura, confiável e económica dos equipamentos, gerindo de forma eficiente a operação e os custos de energia e manutenção.
LEIA TAMBÉM
Carregadores para autocarros elétricos de Zurique produzidos em Portugal
A Rolear.ON foi responsável pela execução da infraestrutura elétrica para os postos de carregamento, pela remodelação do Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT) e pela instalação e colocação em funcionamento do Quadro Elétrico.
A frota do Vai e Vem - Transportes Urbanos de Portimão é constituída por 26 autocarros, dos quais dez são elétricos. No segundo semestre de 2023 entrarão ao serviço mais oito unidades, passando 70% da frota a ser elétrica.
Cada autocarro adquirido aos chineses da Zhongtong tem uma autonomia de até 280 quilómetros.