A Setra renovou as gamas de autocarros TopClass e ComfortClass e escolheu Portugal para a apresentação internacional à imprensa especializada e a realização de ensaios dinâmicos. Design revisto e atualização e sistemas de assistência mais avançados encontram-se entre as principais novidades.
Portugal foi escolhido pela Setra para a apresentação das renovadas gamas TopClass e ComfortClass. Os autocarros de turismo e longo curso da marca premium da Daimler Truck estão a efetuar ensaios dinâmicos com jornalistas da imprensa internacional na área metropolitana de Lisboa.
Entre os pontos de passagem dos dois modelos da marca alemã destaque para a Torre de Belém, Infante Santo, Estrela, Amoreiras, Pragal, Palmela, Marateca, Pegões, Montemor-o-Novo, Torrão, Alcácer do Sal, Montijo, Alcochete.
Os novos Setra TopClass e ComfortClass receberam melhorias e inovações que tiveram como objetivo permitir a integração dos mais recentes avanços tecnológicos. A marca alemã refere que se trata de uma evolução e não de uma revolução, visando disponibilizar ao mercado autocarros mais seguros, com um design revisto, melhorias no conforto e uma redução no custo total de utilização, graças a uma diminuição no consumo de combustível até 4,5%.
Maior segurança
Entre os novos equipamentos introduzidos na gama destaque para os ecrãs de elevada resolução, a maior altura no compartimento dos passageiros, um painel de bordo totalmente redesenhado para de encontro às necessidades do condutor, um travão com estacionamento elétrico com auto-hold (para impedir o veículo de descair nos arranques em pendentes) ou um inovador sistema de câmara de 360º para controlar o ambiente em volta do autocarro.
No domínio da assistência à condução, os novos TopClass e ComfortClass dispõem do Active Drive Assist 2, desenvolvido especialmente para condução em autoestradas e vias rápidas. Esta última geração também está preparada para iniciar uma paragem de emergência, caso o sistema reconheça que o condutor não tenha feito qualquer intervenção sobre o volante durante algum tempo devido, por exemplo, a problemas de saúde.
Em primeiro lugar, o sistema solicita ao condutor através de sinais visuais e acústicos para colocar as mãos sobre o volante. Se demorar mais de 60 segundos a responder, após vários alertas, o veículo poderá travar até à imobilização total e avisar os restantes veículos através das luzes intermitentes. A manobra da paragem de emergência iniciada pelo sistema pode ser interrompida pelo condutor em qualquer altura com recurso ao kick-down.
Menos consumo
Outra das inovações introduzidas de série são o Active Brake Assist 5 e o PPC (Predictive Powertrain Control) que permite antecipar as condições topográficas da estrada para poupar combustível em combinação com o regulador da velocidade de cruzeiro.
LEIA TAMBÉM
Metade das equipas da Bundesliga viaja em autocarros Daimler
O sistema PPC é um co-piloto inteligente que reconhece 95% das principais estradas europeias, graças à localização por GPS e a mapas tridimensionais. Com este sistema é possível otimizar a estratégia da caixa de velocidades automatizada PowerShift e aproveitar as inércias para reduzir o consumo. Neste último capítulo, a Setra anuncia uma diminuição de 4,5% por parte dos novos TopClass e ComfortClass.