Conheça sete soluções geniais que nem todos os automóveis têm

Apesar de receberem cada vez mais tecnologia ainda existem algumas soluções geniais que todos os automóveis deveriam ter e identificamos sete

Apesar de receberem cada vez mais tecnologia ainda existem algumas soluções geniais que todos os automóveis deveriam ter e conseguimos identificar sete, embora este número possa ser substancialmente maior. 

Os automóveis modernos estão dotados com tecnologias que há duas décadas atrás pareciam pertencer ao domínio da ficção científica, mas algumas são simplesmente pouco úteis.

Medidor de força G? Se conseguirmos ver é porque não vamos suficientemente depressa. Controlo por gestos? Passar o dedo no controlo de volume do volante é mais bastante mais simples e prático. Mas existem algumas funções que são bastante úteis e não apenas "gadgets", mas inteligentes soluções de design.

O problema que só estão disponíveis em alguns modelos, mas a disparidade nem sempre acompanhada pelo preço do automóvel ou pela sua idade. Vejamos sete tecnologias que são exclusivas de alguns modelos.

Smartphone como chave digital

O smartphone já é utilizado em diversas situações, incluindo, por exemplo, pagamentos sem contacto ou carregamento de veículos elétricos. Atualmente ninguém se esquece deste dispositivo móvel. O mesmo pode não acontecer com as chaves do automóvel que podem ficar esquecidas nalgum lado. Nesta era de digitalização, as marcas estão a desenvolver soluções em que o smartphone se transforma numa chave digital telecomandada das portas dos veículos.

Vidros comandados pela chave

Trancar as portas do automóvel com um vidro aberto é uma situação relativamente comum. Alguns modelos têm a função de fechar automaticamente os vidros quando se trancam as portas, mas outros não. Nas marcas do Volkswagen Group (e também de outros construtores) está disponível um funcionalidade que permite fechar os vidros com recurso à chave com comando remoto. Alguns automóveis permitem abrir os vidros remotamente, mas não deixam fechar para evitar que alguém fique inadvertidamente com os dedos entalados.

Pára-brisas aquecido

O pára-brisas aquecido não será propriamente uma novidade na indústria automóvel, mas é um equipamento que não está presente em todos os modelos. Em países de clima ameno como Portugal poderá não fazer sentido nalgumas partes do território durante boa parte do ano. Mas nos meses de inverno é bastante útil nalgumas regiões quando a temperatura é negativa e noutros locais também quando o pára-brisas está coberto de gelo nas primeiras horas da manhã.

Assistente de máximos

Mais um tecnologia bastante útil quando se circula de noite em estradas sem qualquer iluminação pública. O assistente de máximos torna a condução mais segura, já que só liga os faróis de longo alcance quando não existe cruzamento com outros veículos, comutando para médios quando isso sucede. Infelizmente esta tecnologia não é propriamente muito acessível e nalguns modelos só está disponível como opção.

Bancos mágicos

Uma das caraterísticas diferenciadoras do Honda Jazz e do HR-V são os denominados "bancos mágicos", que oferecem possibilidades de arrumação absolutamente inacreditáveis num automóvel de segmento B, Ao deslocarem o depósito de combustível para a frente, os engenheiros da Honda libertaram espaço por baixo dos bancos traseiros que podem ser totalmente rebatidos ou - esta é a parte mais engenhosa - rebatidos verticalmente, possibilitando a acomodação de objetos mais altos como bicicletas ou vasos com plantas. 

Assistente remoto de estacionamento

Quem não tem paciência para estacionar o automóvel em locais mais complicados e apertados pode recorrer, se puder, ao assistente automático de estacionamento. 

Esta tecnologia também é bastante útil quando se consegue arranjar um lugar para estacionar, mas é quase impossível sair do veículo porque não se conseguem abrir as portas, se estiver uma outra viatura ao lado. Quem, por exemplo, já procurou estacionar numa conhecida superfície comercial de grandes dimensões em Alcochete sabe do que estamos a falar. 

Esse constrangimento pode ser ultrapassado pelos sistemas de estacionamento automático ativados por smartphone que estão disponíveis em modelos como o BMW Série 7, Mercedes-Benz Classe S e Porsche Cayenne. Existem, no entanto, muitos outros automóveis de grandes dimensões e de segmento premium que também poderiam ter este sistema, mas não têm.

Indicador do lado do depósito de combustível    

Igualmente útil é o indicador do lado onde se encontra o bocal do depósito de combustível. Quem teve sempre o mesmo automóvel dificilmente terá dúvidas acerca da localização do bocal de combustível. Porém, quem alugar automóveis regularmente ou tem de conduzir diferentes veículos na sua atividade profissional, descobrir o local do bocal do depósito de combustível pode ser uma verdadeira lotaria sem a seta indicadora, localizada no painel de instrumentos junto ao mostrador do nível de combustível.