Sete propostas de sete lugares para todos os gostos… e orçamentos

Conheça sete propostas de sete lugares que estão disponíveis no mercado nacional para todos os gostos, desde os mais simples aos mais

Conheça sete propostas de sete lugares que estão disponíveis no mercado nacional para todos os gostos, desde os mais simples aos mais sofisticados, e orçamentos. Existem soluções para praticamente todos os potenciais clientes.

Para responder ao aumento da procura de veículos de sete lugares, que se destinam não só a famílias numerosas, mas também naquelas situações em que é útil ter mais uns assentos à disposição para evitar ter de se utilizar uma segunda viatura e assim poupar custos numa viagem, as marcas têm vindo a lançar propostas para satisfazer este tipo de necessidade.

Atualmente, a oferta é bastante vasta, existindo soluções em todos os tipos de carroçaria, de motorizações e preços. Pode-se mesmo dizer que existem propostas para todos os gostos e orçamentos, desde os mais limitados até aos menos restritos. 

Os tipos de carroçarias também são diversificados, desde as station-wagon, passando pelos derivados de comerciais ou mini-MPV, SUV até aos monovolumes ou MPV de maiores dimensões.

Além de uma maior lotação, estes veículos também se caraterizam pela versatilidade e modularidade, permitindo ajustar o espaço em função da lotação ou da capacidade da bagageira. Aqui apresentamos sete propostas de veículos de sete lugares, por ordem alfabética, que se encontram em comercialização no mercado nacional, equipados com motorizações a gasolina, diesel, híbridas (HEV), híbridas com bateria recarregável externamente (PHEV) e cem por cento elétricas (BEV).    

Dacia Jogger

O modelo de sete lugares mais acessível do mercado é o Dacia Jogger, que está disponível a partir de 18.550 euros com motorização Bi-Fuel (Gasolina + GPL) de 998 cc com 100 cv ou 18.950 euros, com motor a gasolina de 998 cc com 110 cv. Esta versão é proposta nos níveis de equipamento Essential, Expression e SL Extreme.

O Dacia Jogger foi projetado para fazer a síntese entre a carroçaria de uma station-wagon ou break e de um monovolume para proporcionar um amplo espaço interior e uma elevada modularidade.

O design exterior apresenta uma inspiração de crossover, destacando-se a maior altura solo (200 mm), as soluções estéticas como as protecções em plástico nas cavas das rodas e zona inferior da carroçaria, ou, ainda, as versáteis barras longitudinais de tejadilho, que podem ser também posicionadas transversalmente, permitindo transportar até 80 kg no tejadilho. 

Com comprimento exterior de 4,54 metros e uma distância entre-eixos de 2,90 metros, o Dacia Jogger permite acomodar acomodar até sete ocupantes, distribuídos em três filas de bancos numa configuração 2+3+2, enquanto o volume útil na bagageira pode ir dos 160 litros (sete lugares) aos 1817 litros (dois lugares).

Ford Grand Tourneo Connect

A Ford faz-se representar na categoria dos veículos de sete lugares com o Grand Tourneo Connect, modelo desenvolvido a partir da plataforma MQB do Grupo Volkswagen e que tem no Caddy MPV da marca alemã um irmão gémeo. 

O Tourneo Connect está disponível em dois comprimentos de carroçaria (L1 e L2), mas a versão longa, com comprimento exterior de 4,87 metros, é aquela que oferece um melhor compromisso entre habitabilidade e volume útil da bagageira. A longa distância entre-eixos de 2,97 metros do Grand Tourneo Connect permitiu a criação de um compartimento de passageiros amplo e espaçoso, onde é possível acomodar até sete ocupantes numa configuração 2+3+2. O acesso aos lugares traseiros é assegurado por duas portas laterais deslizantes, que são de série. 

Na configuração de sete lugares, o volume da bagageira é limitado, mas ainda é possível transportar malas e sacos de viagem para um fim de semana; com os bancos removidos, compartimento de carga permite receber objectos com um comprimento até 2,2 metros. 

No capítulo mecânico, o Ford Grand Tourneo Active está disponível em três motorizações sobrealimentadas, uma a gasolina com 114 cv e uma diesel com 122 cv.

Com motorização a gasolina de 1,5 litros, o Grand Tourneo Active é proposto a partir 30.016 euros, enquanto a opção diesel de 2,0 litros está disponível a partir de 31.438 euros.

Kia Sorento

SUV de sete lugares com um comprimento exterior de 4,81 metros e uma distância entre-eixos de 2,81 metros, o Kia Sorento distingue-se pelo design elegante e poderoso, combinado com elevados níveis de espaço, conforto e luxo.  

Os passageiros podem ser acomodados em três filas de bancos, numa configuração 2+3+2. A capacidade da bagageira oferece um volume da bagageira de 175 litros com todos os bancos na sua posição normal, aumentando até aos 910 litros com todos os assentos rebatidos.

Kia Sorento NG 2020

O Sorento pode ser facilmente reconfigurado para criar um amplo espaço de carga. Para um rebatimento mais fácil dos assentos da segunda fila diretamente a partir da zona da bagageira, estão à disposição dois botões de controlo remoto através de um simples toque: um para o lado esquerdo e outro para o direito. 

No capítulo mecânico, o Kia Sorento é proposto em três opções: híbrida, baseada no motor a gasolina turbo de 1,6 litros com 230 cv; híbrida plug-in de 265 cv, que associa aquele propulsor a gasolina a um elétrico de 91 cv e a uma bateria de polímeros de lítio, com 13,8 kWh de capacidade, sendo a autonomia de até 70 quilómetros; diesel de 2,2 litros com 202 cv.

Em termos de preços, a versão híbrida está disponível a partir de 57.950 euros, a diesel está disponível a partir de 61.950 euros e a híbrida plug-in a partir de 64.450 euros.  

Mercedes-Benz EQS SUV

O topo de gama dos elétricos da Mercedes-Benz é o EQS SUV, que é o único da sua família a oferecer uma lotação máxima de sete lugares, numa configuração 2+3+2. Com um comprimento de 5,13 metros, uma largura de 1,96 metros e uma altura de 1,72 metros e uma distância entre-eixos de 3,21 metros, o EQS SUV distingue-se pelo amplo espaço e elevada funcionalidade. A capacidade da bagageira vai de 195 litros, com sete lugares, passando pelos 647 litros com cinco lugares até aos 1770 litros com os assentos da segunda e terceira filas rebatidos.

O Mercedes-Benz EQS SUV está disponível em três motorizações. A versão de entrada é o EQS 450+, com um único motor e tração traseira, seguindo-se o EQS 450 4MATIC com dois motores elétricos e tração integral, e o EQS 580 4MATIC, também com dois motores elétricos e tração integral. As duas primeiras propostas oferecem a mesma potência de 265 kW, mas um binário diferente, de 568 Nm e 800 Nm. A versão de topo anuncia 400 kW de potência e 858 Nm de binário.

A linha de tração elétrica inclui em todos estes modelos uma bateria de 107,8 kWh – a mesma utilizada na berlina EQS – montada no subchassis para dotar este SUV luxuoso com um piso quase todo plano e o centro de gravidade mais baixo de qualquer SUV. A autonomia anunciada é de 671 quilómetros.

O EQS SUV é proposto em quatro linhas de equipamento - EQ, Electric Art, AMG e Pack Night - com preços a partir de 129.350 euros.

Nissan X-Trail

A Nissan lançou recentemente a quarta geração do SUV X-Trail, modelo que aderiu à eletrificação sem perder os sete lugares, numa configuração 2+3+2. Para facilitar o acesso ao habitáculo conta com um sistema de abertura das portas traseiras em quase 90º. A ausência de túnel da transmissão permite oferecer mais espaço na segunda fila.

A terceira e última fila, constituída por apenas dois bancos, foi concebida para conseguir acomodar passageiros até 1,60 metros de altura. Quando os dois bancos traseiros não estão a ser usados, a bagageira conta com uma capacidade total de 585 litros.  A Nissan reclama que o comprimento de piso é o melhor da classe e também a largura entre as cavas das rodas. 

No capítulo mecânico, o novo X-Trail continua disponível com uma motorização micro-híbrida de 48V, baseada no bloco a gasolina turbo de 1,5 litros com 163 cv, associada a uma transmissão de variação contínua Xtronic. Esta motorização será proposta em configuração de tração a duas rodas.

A principal novidade, porém, consiste no sistema e-Power, que inclui uma bateria de alta potência e motor de arranque integrados com um motor a gasolina de relação de compressão variável, que funciona apenas como gerador de energia, um inversor e um motor elétrico dianteiro de 150kW. 

O X-Trail também recebe um novo sistema de tração integral e-4FORCE, que compreende dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 157 kW (217 cv), graças ao motor traseiro de 94 kW. A Nissan reivindica que o novo sistema tem uma resposta 10.000 vezes mais rápida do que um sistema mecânico de tração integral.

O novo X-Trail é proposto nos níveis de equipamento N-Connecta, Tekna e Tekna+, com preços a partir de 49.000 euros. 

Toyota Proace City Verso

A Toyota está presente no segmento dos MPV compactos com o Proace City Verso, que é proposto com motorização diesel de 1499 cc com 130 cv ou elétrica a bateria com motor de 100 cv (136 cv), alimentado por uma bateria com 50 kWh de capacidade e autonomia de até 280 quilómetros. A versão diesel está associada ao nível de equipamento Luxury e a elétrica ao Exclusive.

A variante de sete lugares do Proace City Verso assenta na versão de chassis longo (L2) deste modelo, com uma distância entre-eixos de 2,98 metros e um comprimento exterior de 4,75 metros. Aquelas dimensões possibilitaram a disponibilização de um habitáculo com três filas, numa configuração de 2+3+2. O acesso aos lugares traseiros é assegurado por duas portas laterais deslizantes. Os dois assentos da terceira fila estão assentes em calhas e possibilitam uma regulação longitudinal, até 13 centímetros, permitindo privilegiar a habitabilidade ou a capacidade da bagageira, em função das necessidades.   

O acesso à bagageira é efetuado através de um grande e pesado portão basculante, com abertura manual, mas também está disponível um engenhoso e útil sistema de abertura no óculo traseiro, que permite colocar ou retirar objetos de pequena dimensão em espaços mais apertados sem necessidade de abrir o portão. 

Com todos os bancos em posição normal, a capacidade da bagageira é de 322 litros, podendo ser ampliada até aos 850 litros na configuração de cinco lugares, isto é, rebatendo ou removendo os assentos da última fila, ou mesmo aos 1050 litros com o rebatimento dos bancos da segunda e terceira filas.

O Toyota Proace City Verso de sete lugares está disponível a partir de 41.900 euros com motorização diesel e 45.600 euros na versão elétrica.

Volkswagen Multivan

Com o desaparecimento da Sharan, a Volkswagen ficou representada no segmento dos monovolumes pelo Multivan, modelo desenvolvido especificamente como um ligeiro de passageiros e que também está disponível em versões de sete lugares.

Em termos de dimensões exteriores, a versão "curta" do novo Multivan tem um comprimento de 4,97 metros, isto é, mais 12 centímetros do que a Volkswagen Sharan, mais oito centímetros do que a Passat Variant e mais 3,4 centímetros do que o Audi A6 Avant.  

A longa distância entre-eixos permitiu disponibilizar um habitáculo espaçoso e versátil, com sete lugares, distribuídos por três filas numa configuração 2+2+3. 

No capítulo mecânico, o monovolume da Volkswagen é proposto em quatro motorizações, incluindo uma híbrida plug-in com 218 cv (eHybrid), duas a gasolina com 136 cv e 204 cv e uma diesel de 2,0 litros com 150 cv.

O Volkswagen Multivan está disponível em três níveis de equipamento – Multivan, Style e Life – e a dotação de série inclui portas laterais elétricas, portão traseiro elétrico, câmara traseira, jantes de liga leve de 18", rádio Ready 2 Discover. Os preços iniciam-se nos 41.241 euros.