Sete PHEV com mais de 120 km de autonomia elétrica

Com o objetivo de aumentar a autonomia em modo elétrico e baixar as emissões, as marcas têm vindo a introduzir baterias com maior capacidade nas versões híbridas plug-in de alguns dos seus modelos. Conheça sete propostas que prometem mais de 120 quilómetros percorridos com emissões zero.

Se os primeiros híbridos plug-in (PHEV tinham uma autonomia em modo elétrico bastante limitada, que nalguns casos não passava dos 20 a 30 quilómetros, o panorama tem vindo a mudar com a introdução de baterias com maior capacidade. Atualmente, algumas propostas já anunciam um alcance superior a 120 quilómetros com emissões zero.

Um veículo híbrido com bateria recarregável externamente pode ser uma solução adequada para todos aqueles que não estão preparados para uma transição imediata para uma viatura totalmente elétrica. 

A bateria permite circular com emissões zero em ambiente urbano e com consumo de combustível muito baixo, desde que se tenha a preocupação de a carregar sempre que possível. Quando se esgota a capacidade está disponível o motor de combustão para efetuar o trajeto normalmente.

Analisando as propostas do mercado verifica-se que o Grupo Volkswagen recuperou a liderança em termos de autonomia em modo elétrico, já que cinco modelos das suas marcas se encontram entre os sete que anunciam um alcance com emissões zero superior a 120 quilómetros.

1. Range Rover Sport P460e - 122 km

Apresentada em 2022, a nova geração do Range Rover Sport destaca-se por uma presença robusta, com linhas bem definidas e por pormenores de luxo sofisticado, como é o caso das pegas das portas rebatíveis. 

Este SUV da Range Rover conta com uma versão híbrida com bateria recarregável externamente, denominada P460e, que integra um motor a gasolina V6 3.0 com 439 cv um motor elétrico de 217 cv, disponibilizando uma potência combinada de 460 cv, e uma bateria de iões de lítio de 38 kWh. A autonomia anunciada em modo elétrico é de 121 quilómetros.

Em termos de prestações, o Range Rover Sport não deixa os proprietários nada envergonhados, graças a uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos. A velocidade máxima é de 225 km/h. Este modelo está em comercialização com preços a partir de 109 443 euros. 

2. Mercedes-Benz GLC 300e 4MATIC - 130 km

A versão híbrida plug-in do Mercedes-Benz GL300 destaca-se pela sua elevada potência, pelos tempos de carregamento curtos da bateria e por disponibilizar uma elevada autonomia em modo elétrico.

O Mercedes-Benz GL 300e 4MATIC está equipado com um motor térmico de combustão de 2,0 litros de 204 cv e um motor elétrico de 136 cv, disponibilizando uma potência combinada de 313 cv. O sistema é complementado por uma bateria de 31,2 kWh, a qual possibilita uma autonomia em modo elétrico de até 130  quilómetros. 

A bateria do Mercedes-Benz GL 300e 4MATIC oferece, em opção, a possibilidade carregamento em modo rápido até uma potência de 60 kW, sendo possível recuperar a capacidade em cerca de 30 minutos. Este SUV híbrido plug-in está disponível a partir de 78 650 euros.  

3. Volkswagen Golf GTE - 132 km

Após o lançamento da mais recente atualização do já icónico Volkswagen Golf está atualmente disponível uma variante híbridas plug-in, denominada GTE, que viu ampliar a autonomia em modo elétrico em quase 70% face aos seu antecessor.

A bateria viu aumentar a capacidade de 10,6 kWh para 19,7 kWh e a potência máxima de carregamento passou de 3,6 kW para 11 kW. A autonomia em modo elétrico pode chegar aos 132 quilómetros em ciclo WLTP contra os anteriores 61 quilómetros.

O Golf GTE dispõe de uma linha motriz que desenvolve uma potência combinada de 272 cv, sendo o sistema é gerido por uma caixa de dupla embraiagem (DSG) de seis velocidades, que transmite a potência às rodas dianteiras. O consumo anunciado para os primeiros cem quilómetros é de 0,4 litros. Em termos de preços, o Golf GTE é proposto a partir de 50 403 euros.

4. Seat Leon 1.5 e-Hybrid - 133 km

Modelo que comemora 25 anos, a quarta geração do Seat Leon conta com uma versão híbrida com bateria recarregável externamente que compreende um bloco a gasolina TSI de 1,5 litros com 150 cv, um motor elétrico com 75 cv, uma bateria de iões de lítio de 19.7 kWh. O sistema é gerido por uma caixa de dupla embraiagem (DSG) de seis velocidades.

Aquela conjugação permite disponibilizar uma potência combinada de 204 cv e uma autonomia em modo elétrico de 133 quilómetros, segundo ciclo WLTP. Em termos de consumos, a Seat reivindica uma média combinada de 0,4 litros de combustível para os primeiros cem quilómetros e de 15,6 kWh de energia elétrica.

A bateria pode receber cargas rápidas num posto com potência até 50 kW ou em corrente alterna, contando para o efeito com um carregador de bordo de 11 kW. O Seat Leon 1.5 e-Hybrid FR tem um preço de venda ao público a partir de 41 805 euros.

5. Volkswagen Passat eHybrid - 135 km

A mais recente geração do Volkswagen Passat está disponível exclusivamente na carroçaria station-wagon e a versão híbrida plug-in (eHybrid) dispõe de uma linha motriz que combina um propulsor a gasolina de 1,5 litros com 150 cv com um motor elétrico de 115 cv e uma bateria com uma capacidade útil de 19,7 kWh, sendo o sistema gerido por uma transmissão de dupla embraiagem de seis velocidades (DSG).

O aumento da capacidade da bateria permitiu aumentar a autonomia em modo elétrico que, segundo a marca, pode chegar até aos 135 quilómetros em ciclo WLTP. Em condições reais de utilização, o valor até não fica muito longe. Por sua vez, o consumo de combustível homologado para os primeiros 100 quilómetros é de 0,4 litros e o de energia de 16,1 kWh.

Uma particularidade do Passat eHybrid é a possibilidade de carregamento num posto rápido com potência até 50 kW, permitindo recuperar até 80% da capacidade em cerca de 25 minutos. Por sua vez, o carregador de bordo de 11 kW garante uma carga completa em cerca de duas horas. O Passat eHybrid é proposto por valores a partir de 50 751 euros

6. Skoda Superb 1.5TSI PHEV - 136 km

A quarta geração do Skoda Superb conta com uma versão híbrida plug-in que oferece uma autonomia homologada em ciclo WLTP de 136 quilómetros. A linha motriz compreende um bloco turbo a gasolina de quatro cilindros - o conhecido 1.5 TSI do Volkswagen Group - com 150 cv e um motor elétrico, debitando o conjunto uma potência combinada de 204 cv. O sistema é gerido por uma caixa de dupla embraiagem (DSG) de seis velocidades, sendo a potência transmitida às rodas dianteiras.

A condução em modo elétrico é proporcionada por uma bateria com capacidade útil de 19,7 kWH, estando localizada sob os bancos traseiros.

Ao contrário do Volkswagen Passat, com o qual partilha a plataforma, o Skoda Superb continua a estar disponível em duas carroçarias, berlina e station-wagon (break), com os preços da motorização híbrida plug-in a começarem nos 48 930 euros.

7. Audi A3 Sportback 40 TFSIe - 143 km

Graças a uma aerodinâmica mais apurada e apesar de partilhar a mesma linha motriz com outros modelos do Volkswagen Group, o Audi A3 Sportback 40 TFSIe é o híbrido plug-in que anuncia atualmente uma maior autonomia em modo elétrico: 143 quilómetros.

Este compacto desportivo da Audi vem equipado com o novo bloco a gasolina 1.5 TFSI evo2, cuja taxa de compressão é superior à do anterior 1.4 TFSI, e nesta versão versão 40 TFSIe desenvolve uma potência de 150 cv, e um motor elétrico com 115 cv, integrado na caixa S tronic de seis velocidades. A bateria tem uma capacidade útil de 19,7 kWh, permitindo percorrer até 143 quilómetros em modo elétrico.

Pela primeira vez, um híbrido plug-in da Audi pode receber carregamentos em corrente contínua com uma potência até 50 kW, permitindo A3 Sportback 40 TFSI recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em menos de meia hora. Para cargas em corrente alterna, o Audi possui um carregador de bordo de 11 kW, que possibilita uma carga completa em 2h30m numa wallbox ou posto trifásico.

Em termos de preço de venda ao público, o Audi A3 Sportback 40 TFSIe está disponível a partir de 45 498 euros.