Se os primeiros híbridos plug-in (PHEV tinham uma autonomia em modo elétrico bastante limitada, que nalguns casos não passava dos 20 a 30 quilómetros, o panorama tem vindo a mudar com a introdução de baterias com maior capacidade. Atualmente, algumas propostas já anunciam um alcance superior a 120 quilómetros com emissões zero.
Um veículo híbrido com bateria recarregável externamente pode ser uma solução adequada para todos aqueles que não estão preparados para uma transição imediata para uma viatura totalmente elétrica.
A bateria permite circular com emissões zero em ambiente urbano e com consumo de combustível muito baixo, desde que se tenha a preocupação de a carregar sempre que possível. Quando se esgota a capacidade está disponível o motor de combustão para efetuar o trajeto normalmente.
Analisando as propostas do mercado verifica-se que o Grupo Volkswagen recuperou a liderança em termos de autonomia em modo elétrico, já que cinco modelos das suas marcas se encontram entre os sete que anunciam um alcance com emissões zero superior a 120 quilómetros.