O tempo de carga da bateria de um veículo elétrico é um critério que se deve levar em consideração quando se adquire uma viatura deste tipo. O ideal será que disponibilizasse várias opções de carregamento, quer em corrente alterna, quer contínua, permitindo o melhor compromisso para o tipo de utilização: carregamento diário doméstico ou carga rápida em viagem.
A evolução tecnológica dos veículos elétricos tem vindo a acelerar e cada vez mais modelos oferecem a opção de carregamento rápido para que o utilizador tenha a possibilidade de recuperar cerca de 80% da capacidade de carga em menos de 30 minutos.
Neste artigo damos a conhecer sete modelos que oferecem esta possibilidade, embora felizmente existam muitos mais. Nunca será demais deixar de recordar que a partir dos 80%, a velocidade de carga diminui drasticamente, pelo que o utilizador só estará a perder tempo e dinheiro pela ocupação do posto de carregamento.
Neste tipo de situações deve-se idealmente recuperar entre 20% a 80% da capacidade da bateria. Para carga completa será aconselhável recorrer a um posto de carga em corrente alterna, já existindo postos que carregam a 11 kW ou a 22 kW. De qualquer maneira também será conveniente conhecer a capacidade do carregador de bordo.