Conheça sete elétricos que carregam em menos de 30 minutos

Conheça sete veículos elétricos que permitem recuperar até 80% da capacidade da bateria em menos de 30 minutos num posto de carregamento em corrente contínua. Convém não abusar do tempo de ocupação do ponto de carga para evitar custos demasiado elevados.

O tempo de carga da bateria de um veículo elétrico é um critério que se deve levar em consideração quando se adquire uma viatura deste tipo. O ideal será que disponibilizasse várias opções de carregamento, quer em corrente alterna, quer contínua, permitindo o melhor compromisso para o tipo de utilização: carregamento diário doméstico ou carga rápida em viagem.

A evolução tecnológica dos veículos elétricos tem vindo a acelerar e cada vez mais modelos oferecem a opção de carregamento rápido para que o utilizador tenha a possibilidade de recuperar cerca de 80% da capacidade de carga em menos de 30 minutos.

Neste artigo damos a conhecer sete modelos que oferecem esta possibilidade, embora felizmente existam muitos mais. Nunca será demais deixar de recordar que a partir dos 80%, a velocidade de carga diminui drasticamente, pelo que o utilizador só estará a perder tempo e dinheiro pela ocupação do posto de carregamento.

Neste tipo de situações deve-se idealmente recuperar entre 20% a 80% da capacidade da bateria. Para carga completa será aconselhável recorrer a um posto de carga em corrente alterna, já existindo postos que carregam a 11 kW ou a 22 kW. De qualquer maneira também será conveniente conhecer a capacidade do carregador de bordo.

SUV elétricos em maioria

Um dos modelos que pode carregar a bateria até 80% em menos de meia hora é o Alfa Romeo Junior. Este SUV elétrico consegue recuperar entre 20% a 80% do nível de carga da bateria de 54 kWh em cerca de 27 minutos num posto com uma potência de 100 kW. A autonomia anunciada em ciclo WLTP é de 410 km.

Outra opção a considerar para quem procura um carregamento rápido será o BYD Sealion 7. Este SUV elétrico conta com uma bateria Blade de 91,3 kWh que permite a versão Excellence AWD recuperar entre 10% a 80% da capacidade em apenas 24 minutos num posto de carregamento com potência até 230 kW. A marca anuncia para esta versão uma autonomia de até 502 quilómetros. 

Modelo que arrisca a ser um sucesso de vendas graças ao seu preço competitivo é o Citroën ë-C3 que acabou de ser lançado. Além do custo de aquisição favorável, o hatchback francês consegue recuperar entre 20% a 80% da capacidade da bateria de 44 kWh em apenas 26 minutos num posto de carregamento em corrente contínua de 100 kW.

Igualmente recém-lançado ao mercado nacional é o Ford Explorer, um SUV com comprimento exterior de 4,43 metros e baseado na plataforma MEB do Volkswagen Group, que na versão de um só motor, tração traseira e 170 cv de potência, consegue recuperar dos 10% aos 80% da bateria de 52 kW em 25 minutos, desde que seja utilizada uma tomada de 145 kW. O nível de equipamento Standard oferece uma autonomia de até 384 km e a Premium de até 365 km.

Potência elevada

Um dos campeões do carregamento da bateria é o Hyundai Ioniq 5, que graças à arquitetura de 800V da bateria de 84 kWh admite cargas rápidas em corrente contínua com uma potência até 350 kW, permitindo recuperar entre 10% a 80% da capacidade em cerca de 18 minutos. A autonomia anunciada em ciclo WLTP é de até 570 quilómetros.

Outra das novidades que acabaram de chegar a Portugal é o Kia EV3, um SUV compacto com comprimento de 4,30 metros e tração dianteira, que vem equipado com um motor elétrico de 150 kW (204 cv), alimentado por uma bateria de 58,3 kWh. Para recuperar até 80% da capacidade total são necessários 29 minutos num posto com potência de 100 kW. A autonomia anunciada é de até 430 quilómetros para esta versão.

O segmento dos SUV elétricos compactos passou também a contar com o Skoda Elroq, desenvolvido a partir da plataforma MEB do Volkswagen Group e que apresenta um comprimento exterior de 4,48 metros.

O novo modelo da marca checa é proposto em três opções de bateria, com capacidade de 52 kWh, 59 kWh e 77 kWh, as quais permitem recuperar entre 10% a 80% do nível de carga em 25 minutos, 24 minutos e 28 minutos, respetivamente. As diferenças explicam-se também pela potência de carregamento aceite, de 125 kW, 165 kW ou 210 kW. A autonomia varia entre os 375 km para a bateria de menor capacidade e os 581 km para a de maior da versão com tração traseira.