Apesar da diminuição da oferta ainda existem automóveis com motor diesel que se encontram à venda em 2024. Revelamos-lhe sete propostas, de vários segmentos, que ainda vai poder comprar durante este ano.
As marcas de automóveis têm vindo a investir fortemente no desenvolvimento de veículos elétricos, os quais têm vindo a ser lançados no mercado. Por outro lado, assiste-se a um desinvestimento nas motorizações de combustão interna, designadamente diesel, e como consequência a oferta tem vindo a diminuir.
Como não existe pouco produto disponível, as vendas de automóveis diesel também têm vindo a baixar substancialmente. Se há alguns (poucos) anos representavam cerca de 50% das vendas na Europa, no final de 2023 a sua taxa de penetração não chegava aos 14%, segundo dados da ACEA - Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis.
Contudo, continua a existir procura para automóveis diesel, quer por parte dos automobilistas que ainda estão muito longe de estarem convencidos pela eletrificação, quer por aqueles utilizadores que fazem muitos quilómetros por ano. Aqui deixamos sete propostas diesel que ainda se encontram em comercialização no mercado nacional.
Alfa Romeo Stelvio
Na sua mais recente da gama Stelvio, a Alfa Romeo decidiu manter em comercialização as versões diesel, baseadas no bloco de 2,2 litros, estando disponíveis em níveis de potência de 160 cv e 210 cv. Ambas estão associadas a uma caixa automática de oito velocidades, mas enquanto a motorização de 160 cv possui tração traseira, a de 210 cv dispõe de tração integral com tecnologia Q4.
O sistema de distribuição da tração pelas quatro rodas foi concebido para gerir a tração do veículo de forma reativa e preditiva. Isso permite assegurar os mais elevados níveis em termos de desempenho, eficiência e segurança.
O Alfa Romeo Stelvio 2.2 Diesel de 160 cv está disponível a partir de 65 500 euros, enquanto a versão 2.2 Diesel de 210 cv AWD é proposta a partir de 70 500 euros.
BMW Série 3
A BMW procedeu à tradicional atualização a meio de ciclo de vida do Série 3 em 2022, com o objetivo de enfrentar com argumentos reforçados o tempo que ainda tem pela frente.
O renovado Série 3 recebeu uma atualização estilística, realizada, como já é hábito, não apenas com a aplicação de vários pormenores novos, como também de uma aproximação à linguagem de design exibida naqueles que são os mais recentes lançamentos da marca.
No capítulo mecânico, a BMW manteve a oferta diesel, quer nas versões berlina, quer touring. As versões 318d e 320d vêm equipadas com um motor de quatro cilindros 1995 cc que desenvolve uma potência de 150 cv e 190 cv, respetivamente. Por sua vez, a versão 330d possui um bloco de seis cilindros de 2993 cv com 286 cv. A variante mais desportiva é M340d xDrive, que recebe o mesmo propulsor de três litros, mas vê a potência aumentar para os 340 cv.
O BMW 318d está disponível a partir de 55 300 euros na versão berlina e 57 280 euros na Touring (carrinha).
Hyundai Tucson
Na sua quarta geração, o Hyundai Tucson está disponível em duas motorizações diesel, ambas baseadas no bloco de 1,6 litros: CRDI MT com 115 cv e CRDI DCT 48V com 136 cv. Esta última conta com um apoio elétrico proporcionado pelo sistema híbrido suave (mild-hybrid) para oferecer níveis mais baixos de consumo e de emissões.
A imagem do SUV médio da Hyundai, com comprimento exterior de 4,50 metros, apresenta a mais recente interpretação da linguagem de design Sensous Sportiness da marca sul-coreana, que inclui a grelha dianteira com Parametric Hidden Lights.
Isto significa que quando as luzes estão desligadas, a parte frontal do veículo parece estar revestida apenas por padrões geométricos sem luzes de circulação diurnas em LED.
Mazda CX-60
Enquanto muitas marcas anunciam que vão deixar de comercializar veículos com motor diesel, a Mazda decidiu ir contra a corrente da indústria e lançou um novo propulsor com esta arquitetura, o e-Skyactiv D.
Trata-se de um bloco de seis cilindros em linha que desenvolve na versão de tração traseira do CX-60 uma potência de 200 cv e conta com o apoio de um sistema micro-híbrido de 48V, que inclui um motor elétrico de 17 cv, montado no interior da caixa automática de oito velocidades.
Com um comprimento de 4,75 metros, o CX-60 é o maior SUV da Mazda e a sua longa distância entre-eixos de 2,87 metros permitiu disponibilizar uma habitabilidade bastante generosa para cinco ocupantes e também uma bagageira com um volume útil de 570 litros.
O Mazda CX-60 3.3 e-Skyactiv D de 200 cv é proposto a partir de 75 258 euros.
Mercedes-Benz Classe E
A 11ª geração do executivo da Mercedes-Benz partilha a plataforma MRA2 com o Classe S, GLC e Classe C, mas, como a tradição ainda é o que era, continua a manter-se fiel aos blocos de quatro cilindros, com a incontornável ajuda elétrica.
A oferta diesel assenta num bloco eletrificado de 2,0 litros que desenvolve uma potência de 197 cv, mais 23 cv do sistema elétrico, e permite percorrer mais de mil quilómetros com um depósito de gasóleo, graças a um consumo médio anunciado de 4,8 l/100 km.
O Mercedes-Benz E 220d está disponível em dois tipos de carroçaria, Limousine e Station, com preços a partir de 68 200 euros e 70 350 euros, respetivamente.
Opel Astra
Modelo já com 30 anos de carreira, o Opel Astra continuou a manter na mais recente geração a tradicional motorização diesel, quer na versão berlina, quer na carrinha (Sports Tourer).
A oferta diesel assenta no bloco de quatro cilindros de 1,5 litros de 130 cv, o qual pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações. O consumo anunciado de combustível situa-se nos 4,8 l/100 km.
Um dos argumentos da mais recente geração do Astra consiste num nível de equipamento bastante completo, logo a partir da versão de entrada, que inclui jantes de liga leve, o ar condicionado automático, a ignição sem chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis de LED com comutação automática médios-máximos, assistência ao arranque em planos inclinados e travão de estacionamento elétrico, entre outros.
O Opel Astra 1.5D 130 cv tem um preço de venda ao público a partir de 32 630 euros, enquanto a versão Sports Tourer está disponível a partir de 33 730 euros.
Volkswagen Golf
Uma das referências do segmento C é o Volkswagen Golf que muitas vezes está associado ao conhecido motor TDI de 2,0 litros do construtor alemão. Este motor continua disponível na oferta deste modelo, sendo proposto no nível de potência de 115 cv, com caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem de sete relações.
O Golf 2.0 TDI de 115 cv é comercializado no nível de equipamento Life, cuja dotação de série já inclui ar condicionado automático Climatronic, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, travão de estacionamento elétrico, keyless start, rádio "Ready 2 Discover 10", sensores de luminosidade e chuva, entre outros.
O Volkswagen Golf 2.0 TDI Life tem um preço recomendado a partir de 36 742 euros para a versão com caixa de velocidades manual ou a partir de 39 132 euros para a de dupla embraiagem (DSG) de sete relações.