No mesmo dia em que deu a conhecer o novo X2 xDrive25e e o renovado Série 5, a BMW desvendou, ainda e como, de resto, já era esperado, a atualização do Série 6 Gran Turismo. O qual e a exemplo do Série 5, aposta nas motorizações Mild Hybrid, para ganhar impulso para a segunda fase da sua existência.
Colocado no mercado em 2017, o maior dos Gran Turismo da BMW, hoje em dia reduzido, no entanto, apenas à sua dimensão europeia, acaba de aproveitar a onda de renovação que parece atravessar a marca de Munique, para dotar-se, não somente de um aspecto mais moderno e em linha, por exemplo, com o Série 5, como também para dar continuidade à evolução, rumo à eletrificação. No seu caso, em concreto, tornando híbridas, todas as sua motorizações.
LEIA TAMBÉM
Eletrificação é a palavra. BMW Série 5 rejuvenesce com reforço da aposta PHEV
Assim e começando pela estética, alterações, desde logo, na frente, com a adopção de novas ópticas LED, agora coladas à grelha com nova moldura. Assim como de um novo pára-choques, mais esculpido.
Tudo junto, a contribuir para uma imagem mais moderna e agressiva, em particular, na motorização 640i, equipada com pacote M-Sport, que serve de modelo para as fotos.
Novidade são, também, as ponteiras de escape trapezoidais, a somar ao já emblemático spoiler traseiro, que sobe, a partir dos 120 km/h, para garantir maior downforce peso na traseira.
Embora mantendo as mesmas dimensões exteriores, redução ligeira, ainda assim, na capacidade da bagageira, a qual passa a variar entre os 600 e os 1.800 litros, dependendo do número de lugares em utilização no habitáculo.
Passando ao interior do habitáculo, destaque para a presença, de série, do BMW Live Cockpit Professional, do qual fazem parte o ecrã central e painel de instrumentos, ambos totalmente digitais e de 12,3" cada, a que se juntam ainda novos botões na consola central e um novo volante desportivo em pele, com comandos reconfigurados.
Equipamento completo... com alguns mimos
Do equipamento de série deste 6 Gran Turismo pós-atualização, fazem igualmente parte os bancos em pele (os dianteiros, reguláveis eletricamente), sendo que, os proprietários podem ainda optar, entre outros mimos, por novos acabamentos, novos tipos de iluminação interior, ar condicionado de quatro zonas, tecto panorâmico em vidro, e sistema de som surround Bowers & Wilkins. Além da última versão do sistema Rear Seat Entertainment Professional.
Também disponível, um novo Parking Assistant System, o qual, além de assumir o controlo do volante, quando em marcha-atrás e ao longo de 50 metros, uma vez accionado, passa a ter ainda uma função de gravação de imagem, que regista automaticamente tudo o que acontece, em redor do veículo, nos últimos 40 segundos.
No domínio da segurança, destaque para o sistema de alerta de saída da faixa de rodagem, a partir de agora, com correcção automática da trajetória. Ou, ainda, para o sistema de rodas traseiras direccionais, que a BMW designa de integral active steering. Sendo que, para os mais "aceleras", existe ainda um opcional sistema de travagem desportivo, com pinças em azul ou vermelho, conforme a preferência.
Motores rendidos à eletrificação
Passando aos motores, referência obrigatória para a adesão, do Série 6 Gran Turismo, com esta atualização, à eletrificação. E, nomeadamente, através da conjugação dos blocos térmicos, com sistemas semi-híbridos de 48V e baterias de iões de lítio, a garantirem, desde logo, o cumprimento das normas Euro 6d.
Relativamente ao sistema Mild Hybrid, em que a componente elétrica funciona no arranque e no apoio ao motor de combustão, contribuindo assim para uma maior eficácia e menor consumo da parte do bloco térmico, a BMW assegura que consegue, também, um acréscimo 11 cv.
Equipado com um sistema de recarga das baterias, através da energia cinética despendida na travagem, o Série 6 Gran Turismo beneficia ainda do facto de, por exemplo, o Stop&Start, depender directamente do sistema elétrico. O que faz com que, não só o desligar do motor, na imobilização, seja mais rápido, como, a partir do momento em que carro desce abaixo dos 15 km/h, a caixa automática Steptronic de oito velocidades entre automaticamente em ponto-morto.
LEIA TAMBÉM
BMW X2 xDrive25e é o novo PHEV da marca de Munique
Aliás e ainda sobre a caixa de velocidades Steptronic, importa referir que, segundo a BMW, não só se tornou mais leve, como passou a ter um maior raio de acção. Sendo que, agora, também reduz mais cedo, quando em aproximação a um cruzamento ou veículo à frente, além de oferecer um opcional modo "Steptronic Sport".
Disponível está, igualmente, o sistema de tracção integral, com atuação preferencial sobre o eixo traseiro, ainda que podendo, sempre que necessário, endossar a potência também para o dianteiro. E que, dependendo das motorizações, tanto pode ser de série, como opcional.
Na fase de lançamento, a promessa, desde já, de duas motorizações a gasolina e três Diesel, com cilindradas que variam, em ambos os casos, entre os quatro cilindros 2.0 e os seis cilindros em linha 3.0. Isto, ao passo que, em termos de potências, os gasolina vão dos 258 aos 333 cv, enquanto os Diesel passam começam 190 cv e terminam nos 340 cv.
A partir de 62.800€... na Alemanha
A terminar, referir apenas que o renovado BMW Série 6 Grand Turismo tem lançamento previsto na Europa, durante o mês de Julho de 2020, com preços que deverão começar nos 62.800 euros. Na Alemanha, naturalmente.