Será esta a nova geração do Renault Trafic?

O protótipo que antecipa a nova geração do Renault Trafic acabou de ser apresentado, devendo a versão definitiva entrar em produção em meados de 2026. O novo comercial será elétrico e terá uma capacidade de carga até 1,2 toneladas e uma autonomia de até 460 quilómetros.

Após a estreia mundial do IAA Transportation de 2024 em setembro do ano passado do protótipo Renault Estafette, um comercial ligeiro elétrico com o comprimento exterior de um Kangoo Maxi e a altura de um Trafic de tecto elevado, a Flexis Mobility acabou de apresentar o projeto de um furgão que poderá vir dar origem à nova geração da gama de comerciais de dimensões médias da marca francesa.

A Flexis Mobility, recorde-se, consiste numa joint-venture que resultou de uma parceria entre os grupos Renault, Volvo e CMA CGM para a produção de uma nova geração de veículos comerciais ligeiros.

As novas gamas estão a ser desenvolvidas por aquela entidade, devendo a produção arrancar em meados de 2026 na fábrica da Renault de Sandouville, em França, onde, de resto, é construída o atual Trafic, quer na versão de combustão, quer na elétrica E-Tech.

O novo Renault Trafic será baseado no design de skate, criado pela dimensão Ampere do Renault Group. Permanentemente conectado, o furgão foi projetado para enviar dados em tempo real (over-the-air).

Dois comprimentos de carroçaria

O futuro Renault Trafic será proposto em dois comprimentos de carroçaria e uma altura de tecto, de 1,9 metros. A capacidade de carga pode chegar a 1,2 toneladas e a autonomia até aos 460 quilómetros. Curiosamente, a vista lateral deste modelo, designadamente a projeção dianteira, faz lembrar o Volkswagen ID.Buzz.

A oferta irá compreender ainda uma versão chassis-cabina e uma terceira com altura interior de 1,9 metros, que, provavelmente, será o modelo de produção do protótipo Estafette apresentando em setembro de 2024.

Segundo afirmou na altura, o diretor da unidade de negócio de comerciais ligeiros da Renault, Heinz-Jürgen Löw, será “o primeiro veículo definido por software” da marca francesa. A apresentação ao público está prevista para o Salão Solutrans, que se realiza no próximo mês de novembro, na cidade francesa de Lyon.