Embora talvez relegada para segundo plano em termos noticiosos, devido às consequências da guerra na Ucrânia, a verdade é que a crise resultante da escassez de semicondutores ainda não acabou. A demonstrá-lo, a decisão agora tomada pelo grupo Stellantis de decretar nova interrupção na produção em Melfi, Itália. Reduzindo a apenas sete o número de dias trabalhados em junho!
A notícia é avançada pela Automotive News Europe, não deixando de recordar a importância da fábrica italiana de Melfi na produção, principalmente, dos modelos Jeep e Fiat, para os mercados da Europa, mas não só.
Contudo e com a decisão agora divulgada, a linha de produção de Melfi vai voltar a parar entre 28 junho de 2 de julho, mais uma vez, devido à escassez "estrutural" de semicondutores, revelou um dos sindicatos que representam os colaboradores da fábrica italiana.
De resto, a interrupção foi também já confirmada por um porta-voz do fabricante automóvel, revelando que, neste momento, não existe outra forma de operar a não ser tomando decisões, em termos operativos, dia a dia, fábrica a fábrica. Algo que, acrescentou, se mantém desde o início da pandemia de COVID-19.
Aliás e fruto desta situação, a unidade de produção viveu um mês de junho verdadeiramente insólito, com a linha de montagem a aproximar-se do final do presente mês, com apenas sete dias de trabalho, recordou o sindicato dos metalúrgicos UILM.
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"A verdade é que não esperamos ver uma estabilização da situação até ao final de 2022", afirmou, ainda, o porta-voz.
Recordar que a fábrica de Melfi é uma das mais importantes no seio do grupo Stellantis, sendo aí que é, hoje em dia, fabricado os modelos Jeep Compass e Renegade, assim como o Fiat 500X.
A nova paralisação, que sucede à interrupção de produção levada a cabo entre a sexta-feira da semana passada e o próximo sábado, levou já o secretário geral da UILM para a região da Basilicata, Marco Lomio, zona onde Melfi fica localizada, a desabafar que teme que julho possa vir a ser ainda pior.
"A empresa já nos informou não ter previsões quanto à data em que será reposto o fornecimento", afirmou o sindicalista, em declarações à Reuters.
A fábrica de Melfi emprega mais de 7.000 trabalhadores, sendo que a Stellantis já assumiu que o mesmo problema está a afectar, igualmente, duas das suas fábricas em França.