Segredos para uma condução eficiente e económica

Apesar da recente ligeira diminuição, os preços dos combustíveis continuam bastante elevados e todas as estratégias são válidas para prolongar a autonomia e consequentemente as dispendiosas visitas à bomba. Conheça algumas dicas para melhorar a eficiência energética e baixar o consumo.

Tudo o que pode ser feito para otimizar o consumo de combustível ou de energia (se este for elétrico) tem um reflexo direto no orçamento familiar. Por esse motivo é aconselhar adotar um conjunto de boas práticas para prolongar tanto quanto possível as idas às estações de serviço ou de carregamento de viaturas elétricas.

Uma das estratégias passa pela adoção de uma condução eficiente e preventiva, devendo-se evitar acelerações e reduções bruscas, além de utilizar o motor para reduzir.

Os condutores de veículos elétricos sabem que o ar condicionado tem um impacto direto - e desagradável - na autonomia. Todavia, o mesmo se aplica aos veículos de combustão, sendo recomendável controlar a temperatura, já que regular a temperatura do ar condicionado para 18ºC no verão ou 25ºC no inverno não será a decisão mais recomendável. Será preferível esperar algum tempo para ganhar temperatura.

As deslocações também podem ser recomendadas com recurso ao telemóvel. Algumas aplicações possuem funcionalidades que mostram as ruas onde é mais fácil estacionar. Isso permite poupar combustível ao não ter que dar voltas para encontrar um lugar disponível.

Atenção aos pneus e às revisões

Muitos automobilistas gostam de andar com o depósito quase vazio, mas se houver demasiado ar e o combustível não for suficiente - a chamada mistura pobre - o motor andará mais em esforço. Alguns estudos indicam que quanto maior for a quantidade de ar, maior será a evaporação que se produz de gasolina.

O peso tem naturalmente influência no consumo de combustível porque quanto maior a massa a deslocar, maior será a energia necessária. Por isso não é aconselhável andar com o carro sobrecarregado ou utilizá-lo como um armazém. Essa situação só fará aumentar o consumo.

Igualmente importante é manter o pneus com a pressão recomendada pelo fabricante, já que tem uma influência entre 15% a 20% no consumo de combustível.

Referência ainda para o cumprimento dos intervalos de manutenção recomendados para que o veículo funcione a pleno rendimento. A mudança dos filtros de ar e de óleo são fundamentais para se obter uma combustão ideal e otimizar o consumo.