A sede da Iveco em Turim conta com uma estação de abastecimento de gás natural para veículos pesados, instalada ao abrigo de um acordo assinado em 2017 entre a marca italiana e a Engie Itália.
A estação de gás natural está localizada nas instalações da sede da CNH Industrial, na Strada della Cascinette, ponto estratégico a leste de Turim. A instalação possui uma área superior a cinco metros quadrados, tendo sido construída especificamente para viaturas pesados, estando disponíveis dois dispensadores de GNL (Gás Natural Liquefeito) e quatro de GNC (Gás Natural Comprimido). Além disso, esta estação dispõe ainda de pontos de carregamento de veículos elétricos, equipadas com sistemas fotovoltaicos instalados nas coberturas.
A Iveco foi pioneira na implementação da tecnologia do gás natural nos transportes e tem sido fundamental no desenvolvimento da respectiva rede de distribuição", afirma Fabrizio Buffa, Director de Desenvolvimento de Negócio do Gás da Iveco. "O gás natural é uma solução madura e já disponível para uma descarbonização a longo prazo, pelo que este acordo com a Engie, com vista à abertura de novas estações de abastecimento, é parte integrante da nossa abordagem holística para com os transportes verdes. Acreditamos que é fundamental que todos os protagonistas do sector trabalhem em conjunto para se alcançar um transporte verdadeiramente sustentável no prazo estipulado pelas regulamentações, de modo a melhor se enfrentar as Alterações Climáticas".
A Engie e a Iveco assinaram um protocolo em 2017que prevê a implementação de vários projetos comuns, não só em Itália, como também em França (na sede da filial da marca italiana em Trappes), no Reino Unido (no porto de Immingham) e na Roménia (num projeto de demonstração em Alba Lulia). Em território transalpino, a Engie está envolvida em três outros projetos de estações GNL/GNC no norte, complementando a instalação de dezenas de postos de carregamento elétrico em todo o país.