O fim de uma marca? Volkswagen Group confirma transformação da SEAT

Depois dos rumores e notícias, eis que é o próprio CEO da Volkswagen Group, Thomas Schäfer, a assumir a transformação da marca SEAT.

Confirmação de rumores que há muito correm, foi o próprio CEO do Grupo Volkswagen que acaba de o afirmar: a SEAT vai deixar de ser um construtor automóvel no sentido tradicional do termo, para assumir um papel diferente, de provedor de serviços de mobilidade, no seio do grupo alemão. Decisão que, aliás, deverá levar a que, a atual geração de veículos da marca, já não conheça sucessor...

A confirmação deste novo papel, no seio do Grupo Volkswagen, para a 'Sociedad Española de Automoviles de Turismo', mais conhecida como SEAT, foi dada, em entrevista à britânica Autocar, pelo CEO do Volkswagen Group, Thomas Schäfer, na abertura da edição deste ano do Salão da Mobilidade de Munique, na Alemanha. Com o gestor a afirmar, inclusivamente, que, "o futuro da SEAT é a Cupra".

Ainda sobre esta opção, Schäfer recordou que o grupo alemão tem investido fortemente na nova marca espanhola de desportivos elétricos e eletrificados, e que "isso irá aumentar". Até porque, defendeu, os clientes têm demonstrado gostar da Cupra, e de uma forma tal, que é, mesmo, a marca que mais cresce na Europa.

Thomas Schäfer, CEO do Volkswagen Group
Thomas Schäfer, CEO do Volkswagen Group

Quanto à SEAT, o CEO do Volkswagen Group revelou que assumirá "um papel diferente", muito provavelmente, enquanto provedor de serviços de mobilidade, também com recurso à nova linha de scooters elétricas MÓ que a própria marca tem vindo a promover.

Já no que concerne aos automóveis e segundo também avançou a Autocar, a decisão deverá passar por manter a atual gama durante mais alguns anos, com a (quase) certeza de que os modelos atualmente em comercialização, não conhecerão nova geração. Ou, pelo menos, não com um emblema SEAT.

LEIA TAMBÉM
Seat vai deixar de ser marca generalista para ser plataforma de mobilidade

Aliás, a mesma publicação deixa no ar a possibilidade de, nomeadamente, o Leon, poder vir a mostrar nova atualização, tanto na variante hatchback, como carrinha. Embora e neste caso, para ser disponibilizado apenas e só com o emblema Cupra.

E tudo começou à 70 anos…

Apenas como curiosidade, vale a pena recordar que a SEAT está comemorar, este ano de 2023, 70 de anos de produção automóvel. Percurso que iniciou em 1953, com a saída da linha de montagem das primeiras unidades do modelo 1400.

Quanto à integração no Grupo Volkswagen, só veio a ocorrer em 1986.