Depois de várias notícias dando conta da possibilidade da marca espanhola deixar de fabricar automóveis, para tornar-se um mero provedor de serviços de mobilidade, eis que a Seat vem agora contrariar tal hipótese, prometendo, inclusivamente, um novo veículo elétrico (EV) de entrada, semelhante ao futuro ID.1!
A revelação foi feita pelo director das marcas Seat e Cupra para o Reino Unido, Marcus Gossen, que, em declarações à Autocar, desvendou que a marca catalã está a trabalhar para ter um carro novo, dentro de cinco anos.
"Estamos a trabalhar arduamente para conseguir atingir o nível de entrada certo no Grupo Volkswagen, sendo que é a SEAT SA, em Espanha, que está na liderança de todo este processo", afirma Gossen.
Contrariando aquelas que foram as declarações do CEO do Volkswagen Group, Thomas Schäfer, em setembro de 2023, quando afirmou que "o futuro da Seat é Cupra", subscrevendo assim as notícias que defendiam a transformação da Seat em provedor de serviços de mobilidade, abandonando a produção automóvel, o responsável britânico defendeu, ainda, que "há sempre espaço para sonhos". Sendo que, um desses sonhos, revelou, passa pelo lançamento de um novo elétrico, da marca Seat, cuja base será partilhada com o futuro citadino Volkswagen ID.1, com produção já agendada para 2026.
LEIA TAMBÉM
Seat Ibiza assinala 40 anos com edição limitada de aniversário
Recorde-se que a Cupra já anunciou um novo modelo entrada, o Raval, mas que é baseado no Volkswagen ID.2. Este último, proposta 100% elétrica apontada ao segmento dos utilitários e que deverá servir igualmente de ponto de partida para o futuro SUV elétrico de entrada da Skoda, para já conhecido como Small.
Modelos a combustão vão continuar
A par do "irmão espanhol" da ID.1, a Seat estará, igualmente e ainda de acordo com a mesma fonte, a trabalhar na renovação dos seus modelos atuais, equipados com motor de combustão, muito provavelmente, a começar no Leon. Cuja atual quarta geração foi lançada em 2020, tendo sido também o último modelo totalmente novo apresentado pela marca espanhola.
Já depois disso, seguiu-se a atualização a meio do ciclo de vida do SUV Ateca, também em 2020, e o restyling tanto do Ibiza, como do Arona, em 2021.
Sem alterações permanece aquele que é, atualmente, a proposta topo de gama na oferta da SEAT, o Tarraco, cujo lançamento no mercado aconteceu em 2018.
Resta , contudo, saber qual, ou quais, destes modelos sobreviverá à inevitável transição para a mobilidade elétrica da marca espanhola, e de que forma.