Seat Leon Sportstourer 1.5 e-Hybrid FR. Prova de eficiência

O Seat Leon comemora o seu 25º aniversário e a marca espanhola aproveitou para fazer uma atualização deste seu modelo de sucesso. A principal novidade consistiu na introdução de uma linha híbrida plug-in eficiente que permite percorrer mais de cem quilómetros em modo elétrico. Edição especial assinala efeméride.

O Seat Leon comemora o seu 25º aniversário e a marca espanhola aproveitou para fazer uma atualização deste seu modelo de sucesso. A principal novidade consistiu na introdução de uma linha híbrida plug-in eficiente que permite percorrer mais de cem quilómetros em modo elétrico. Edição especial assinala efeméride.

Poderá não cumprir os 133 quilómetros de autonomia em modo elétrico prometidos pela Seat para a versão híbrida com bateria recarregável externamente (e-Hybrid) do Leon Sportstourer, mas em condições reais de utilização a diferença não é assim tão significativa. Durante o ensaio efetuado em vários tipos de percursos, uma carga completa da bateria permitiu percorrer 113 quilómetros e só depois o motor de combustão assumiu o controlo das operações.

A nova linha motriz híbrida plug-in, que compreende um novo bloco a gasolina de 1,5 litros com 150 cv, um motor elétrico com 115 cv e uma bateria com uma capacidade útil de 19,7 kWh (25,8 kWh total), é uma das (poucas) novidades introduzidas pela Seat na mais recente atualização do Leon, que coincidiu com a celebração do 25º aniversário deste modelo.

A mais recente geração foi lançada em 2020 e a marca espanhola entende que o seu design continua atual, sendo mesmo um dos principais motivos de compra, pelo que decidiu não fazer quaisquer alterações na imagem exterior.

A única novidade que pode ser encontrada na unidade ensaiada - Leon Sportstourer 1.5 e-Hybrid 204 cv FR - consiste na inscrição “Anniversary / Limited Edition”, localizada no pilar B, sendo alusiva à edição especial do 25º aniversário deste modelo, mas não tem mais detalhes específicos incluídos.

Design exterior inalterado

O design da secção frontal apresenta uma ligação tridimensional entre a grelha e os faróis, sendo que estes últimos surgem recuados, formando um efeito de sobrancelha, com um foco pronunciado que torna imediatamente reconhecível a assinatura luminosa. O capot comprido prolonga o design assertivo e proporciona uma maior verticalidade da superfície frontal. 

Os grupos óticos traseiros são unidos por uma barra luminosa acima do símbolo da marca, com a secção frontal a comportar a terceira luz de travagem. 

O nível de equipamento FR, correspondente ao da unidade ensaiada, distingue-se por uns apontamentos em cinzento na carroçaria, jantes de 18”, emblema FR e, no caso da versão e-Hybrid, faróis Matrix LED.

Qualidade de construção

O interior do Leon oferece uma qualidade de construção superior à de alguns concorrentes, podendo ser encontrados plásticos densos no topo do painel de bordo e por cima dos apoios de braços nas portas, enquanto os botões do volante multifunções têm as dimensões adequadas.

A longa distância entre-eixos de 2,68 metros permitiu criar um habitáculo bastante amplo e cómodo. O espaço para os ocupantes dos lugares dianteiros é mais que suficiente para que todos possam viajar com todo o conforto e mesmo as pessoas de estatura mais elevada não terão constrangimentos, graças ao longo de recuo dos assentos.

Compartimentos para arrumações também não faltam a bordo, incluindo um porta-luvas bastante decente, bolsas nas portas generosas, um espaço para o telemóvel em frente da alavanca da transmissão, dois porta-copos e um espaço por baixo do apoio de braços dianteiro.

Os ocupantes dos lugares traseiros também beneficiam de um amplo espaço para dois passageiros viajarem confortavelmente, mas um terceiro já não terá tanta sorte porque além do lugar ser mais estreito também é penalizado pela altura do túnel do motor.  

A bagageira oferece um volume útil de 470 litros com todos os bancos em posição normal, podendo ser ampliada até aos 1450 litros com o rebatimento dos assentos traseiros, criando uma superfície totalmente plana. Por baixo da tampa do fundo da bagageira encontra-se um espaço que permite, por exemplo, guardar o cabo de carregamento.

Atrás do volante

Encontrar a posição de condução ideal está longe de ser uma tarefa complicada, já que os pedais estão perfeitamente alinhados com o assento e com o volante, enquanto o banco, regulável eletricamente, proporciona um elevado conforto em viagens mais longas.

Toda a informação relativa à informação é transmitida por um quadro de instrumentos digital de 10,25”, que pode ser facilmente configurado, recorrendo aos botões físicos do volante multifunções.

O mesmo não sucede com a climatização, obrigando o condutor a utilizar os comandos localizados na parte inferior do ecrã tátil de 12,9”, localizado no centro do painel de bordo. Para regular a temperatura ou o volume de som, o Leon Sportstourer dispõe igualmente de comandos táteis e retroiluminados.

À semelhança do que sucede com outros modelos do Grupo Volkswagen, a quantidade de informações que está disponível no ecrã central é proporcional à dificuldade de habituação ao seu manuseamento, incluindo a seleção dos modos de condução, a conectividade. A seleção entre os modos elétrico e híbrido também só é possível efetuar no ecrã e depois de se encontrar o respetivo submenú.

O amplo pára-brisas garante uma excelente visibilidade para a frente, mas a traseira é penalizada pelos pilares grossos, mas esse constrangimento é facilmente ultrapassado pelos sensores de estacionamento ou a câmara traseira com linhas dinâmicas.

Mais autonomia elétrica

Como já dissemos a maior novidade do Leon eHybrid Sportstourer consiste na atualização da sua linha motriz híbrida com bateria recarregável externamente que compreende um novo propulsor a gasolina de quatro cilindros de 1,5 litros com 150 cv, um motor elétrico de 115 cv, sendo o sistema gerido por uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, oferecendo uma potência combinada de 204 cv e um binário máximo de 350 Nm.

A capacidade da bateria é de 19,7 kWh úteis (25,8 kWh) que permite anunciar uma autonomia em modo elétrico até 133 km, segundo ciclo WLTP, embora no ensaio a carga tenha esgotado ao fim de 113 quilómetros, valor que não se afasta escandalosamente do reivindicado pela marca.

Para reduzir os tempos de carregamento existe a possibilidade de carga rápida até uma potência de 50 kW, permitindo recuperar entre 10% a 80% da capacidade em cerca de 26 minutos. Em corrente alterna, bateria faz uma carga completa em cerca de 2h30m, graças a um carregador de bordo de 11 kW.

Impressionante foi o consumo registado pelo computador de bordo durante o ensaio nos primeiros cem quilómetros: 0 litros de combustível e 15,0 kWh de energia; nos primeiros 200 quilómetros, o consumo de combustível foi de apenas 2,4 l/100 km. Jà com a bateria totalmente descarregada é de esperar uma média de 5,8 l/100 km.

Dinâmica

Em termos dinâmicos, o arranque é sempre assegurado pelo motor elétrico que se mantém em funcionamento até aos 140 km/h com o modo Eco ativado. Nos modos Comfort e Sport, a entrada em ação do bloco a gasolina varia em função do pedal do acelerador.

Não obstante um peso em vazio de 1716 kg, o Leon Sportstourer 1.5 eHybrid FR consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 220 km/h.

Como já sucedia antes desta atualização, a qualidade de rolamento está acima da média, proporcionando uma condução agradável em cidade e em estrada. A suspensão tem uma taragem relativamente dura, mas mesmo assim continua a oferecer toda a comodidade que se espera de uma carrinha familiar. Por seu lado, a direção informativa e precisa contribui para uma condução ágil, estável e rápida, mesmo em trajetos mais sinuosos.   

O modo de condução Comfort será o mais adequado para uma condução diária, oferecendo o melhor compromisso entre prestações e consumo. O modo Sport permite “esticar” as mudanças e oferece um tacto de condução mais firme, mas está longe de ser radical. O modo Eco, por sua vez, reduz o rendimento do motor, mas não ponto de tornar a condução incómoda.

A experiência de condução é bastante completa. Num ritmo relaxado, o veículo circula geralmente em modo elétrico e a entrada em ação do motor térmico é relativamente suave. Quando se pisa mais fortemente no pedal do acelerador, o ruído oriundo do motor faz-se logo anunciar.

Quanto a preços, o Leon Sportstourer 1.5 eHybrid 204 cv, com Pacote FR Plus está disponível a partir de 44 116 euros, que inclui cabo de carregamento, forro de tecto preto, alarme, luzes LED Matrix, câmara de estacionamento traseira, sistema Keyless avançado.

Contudo, a edição de 25º Aniversário conta com um conjunto alargado de opcionais como o tecto panorâmico (1021€), iluminação ambiente envolvente (300€), Conectivity Box (200,8€), sistema de navegação Plus 12,9” com Seat Connect Plus (369,20€), bancos dinâmica com regulação elétrica (829€), Pacote inverno, que bancos dianteiros e volante aquecidos (295€), inclui aumentando o preço final para os 47 132€.

VEREDICTO

Quem pretende uma alternativa ao um SUV com uma excelente habitabilidade, espaço na bagageira e um custo de energia muito baixo, desde que, naturalmente, tenha a preocupação de carregar a bateria, pode encontrar no Seat Leon Sportstourer e-Hybrid uma solução bastante interessante, que na versão FR acrescenta um visual mais apelativo e um equipamento mais completo.

A introdução de uma bateria com maior capacidade veio reforçar os argumentos desta carrinha, já que é possível percorrer mais de cem quilómetros sem gastar uma gota de gasolina, o que se traduz favoravelmente no orçamento familiar, desde que se tenha oportunidade de carregar a bateria. Além disso, a experiência de condução é bastante agradável e o comportamento dinâmico bastante assertivo.

 

FICHA TÉCNICA

Seat Leon Sportstourer 1.5 e-Hybrid 204 cv FR

PREÇO  44 116€ (47 132€ - unidade ensaiada)

MOTOR Gasolina, 4 cil. 1498 cc + Elétrico

POTÊNCIA 204 cv (150 kW) das 5500 às 6000 rpm

BINÁRIO 350 NM

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto, 6 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,64/1,80/1,45 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,67 M

PESO 1716 KG

MALA 470 - 1450 L

ACEL 0 - 100 KM 7,9 S

VEL. MAX 220 KM/H

CONSUMO WLTP 0,4 (0,0*) l/100 km

CAPACIDADE BATERIA 19,7 kWh

AUTONOMIA 133 KM (113 KM*)

TEMPO CARGA 2H30 (11 KW) 26M (50 KW) 

EMISSÕES 9 G/KM

IUC 148,22 €

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Consumo

Autonomia elétrica

Habitabilidade

Opcionais

Comando AC

Transmissão 6 velocidades