Carro e carrinha. Seat Leon com novos equipamentos e motores

Considerado, ainda hoje, essencial na estratégia da marca, a Seat acaba de lançar a mais recente atualização do Leon para Portugal, com as novidades a centrarem-se no equipamento e motores. Já disponível para encomenda nas variantes 5 portas e Sportstourer, com preços a partir de 31 595€.

Até aqui disponível no mercado nacional com uma ampla oferta em termos de motorizações, desde a gasolina (TSI) ao gasóleo (TDI) e ao híbrido plug-in (e-Hybrid), o Seat Leon vê agora atualizada esta oferta, com uma aposta, apenas e só, nos blocos de quatro cilindros. Que, neste caso, vão do 1.5 TSI a gasolina e híbrido plug-in, até ao 2.0 TDI a gasóleo.

Como motorização de entrada, um 1.5 TSI (até aqui, era um 1.0 TSI) a debitar 115 cv (+5 cv que o antecessor) e 220 Nm (+20 Nm) de binário, que, associado a uma transmissão manual de seis velocidades, promete não somente emissões de CO2 de 120-132 g/km, como uma média de consumo de combustível de 5,3 - 5,8 l/100 km, já segundo a norma WLTP.

No domínio dos híbridos plug-in, uma nova geração e-Hybrid, a anunciar 204 cv de potência e 350 Nm de binário, que, conjugando um 1.5 TSI a gasolina de 150 cv com um motor elétrico de 115 cv e uma bateria de iões de lítio de 19,7 kWh, vem permitir ao Leon oferecer, entre outras mais-valias, mais de 100 km em modo puramente elétrico. Sendo que, uma vez esgotada a energia, a mesma bateria pode ser carregada em tomadas com potências de até 50 kW, em carregadores rápidos DC ou, então, numa wallbox AC de 11 kW.

Passando ao equipamento, destaque para a disponibilização, como opcional, dos novos faróis LED Matrix, enquanto, no habitáculo, é reforçada a aposta na digitalização, através de uma melhorada interface homem-máquina (HMI), implementada tanto no painel de instrumentos digital de 10,25”, como no sistema de infoentretenimento com ecrã de 10,4” proposto de série. Ou, ainda, no infotainment com ecrã de 12,9”, que figura na lista de opcionais.

Também no habitáculo, a estreia de uma plataforma de carregamento por indução para smartphones, com potências de até 15W e tecnologia de refrigeração.

Como parte do equipamento de segurança activa e passiva, mas também dos sistemas de apoio à condução, o assistente de faixa de rodagem, indicação dinâmica dos sinais de trânsito, sensores de estacionamento à frente e atrás, cruise control, iluminação exterior LED e travão de mão elétrico. Elementos que, na ainda mais equipada versão FR, ganham a companhia, entre outros, das jantes em liga leve de 17’’, vidros traseiros escurecidos, climatização automática de três zonas e inserções decorativas interiores com elementos em cromado.

A partir de 31 095€… o hatchback

Finalmente e quanto a preços, o renovado Seat Leon passa a estar disponível, em Portugal, na versão de entrada 1.5 TSI 115cv Style, a partir de 32 636€, enquanto a motorização 2.0 TDI 115 cv começa nos 33 807€ (versão Style) e 36 578€ (FR). Sendo que, o adicionar da caixa automática DSG no FR, não só garante uma subida da potência do 2.0 TDI para os 150 cv, como também um aumento do preço para os 41 022€.

Ainda no 5 portas e como motorização topo de gama, um 1.5 e-Hybrid de 204 cv, complementado com o nível de equipamento FR, a partir de 43 224€. Valor que sobe 1 322€ (44 546€), caso a opção, em termos de carroçaria, seja a Sportstourer.

E já que falamos da carrinha, preços a partir de 34 295€ (1.5 TSI 115 Style), 36 887€ (2.0 TDI 115 Style) e 38 673€ (2.0 TDI 115 FR), com a inclusão da DSG a provocar os mesmos efeitos que no cinco portas - uma subida da potência no turbodiesel para os 150 cv, com os preços a passarem a ser de 39 808€ (versão Style) e 42 420€ (FR).