Para levar até Le Mans, ganhar a corrida e regressar à garagem. É este o sonho da Glickenhaus, a marca criada pelo realizador de cinema com o mesmo nome, e que vai participar em Le Mans para o ano.
A nova categoria dos hipercarros prevista para o topo do campeonato de endurance de 2020 já começou a surtir o desejado efeito de atrair construtores. É aqui mesmo que entra este Scuderia Cameron Glickenhaus 007, imaginado para ser conduzido até Le Mans, ganhar a corrida e depois vir embora para a garagem. Para isso, todo ele está compatível com os novos regulamentos do ACO e da FIA, com vista à categoria de hipercarros LMP1 que, segundo os organizadores, englobará máquinas das classes híperdesportivos, superdesportivos, GT de luxo e concepts.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/MichaelYoung0075InstaTagMichael4190.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/Copy-of-MichaelYoung007night-scene4InstaTagMichael4190.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/Copy-of-MichaelYoung0072InstaTagMichael4190-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/Copy-of-MichaelYoung0073InstaTagMichael4190.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/Copy-of-MichaelYoung0076InstaTagMichael4190.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/Copy-of-MichaelYoung0077InstaTagMichael4190.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/Copy-of-MichaelYoung0079InstaTagMichael4190.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/MichaelYoung0074InstaTagMichael4190.jpg]Uma das principais diferenças entre os carros desta nova categoria e os atuais protótipos está no facto de poderem assumir design identificativo do modelo, em vez de serem todos "normalizados" pelo túnel de vento. Tal como a Glickenhaus, marca concebida e administrada pelo ex-realizador de cinema James Glickenhaus, também a Toyota, a BMW, a Ford, a Aston Martin, a Ferrari e a McLaren ponderam alinhar na nova classe.
Os novos regulamentos são tão flexíveis quanto às carroçarias como o são quanto a motores. Por este facto, o SCG 007 deverá utilizar um V8 de origem Chevrolet, idêntico ao do Ginetta da categoria LMP1. Há depois a obrigatoriedade de utilizar um sistema híbrido, assim como um dispositivo de recuperação de energia cinética do tipo KERS no eixo dianteiro. Sobre esta matéria, os grandes construtores serão obrigados a utilizar um sistema que esteja na sua gama de produtos, enquanto os privados poderão recorrer a um sistema híbrido partilhado.
Já o dinheiro a gastar por cada equipa é matéria em que os novos regulamentos são intransigentes, limitando os valores a 20 milhões de euros por temporada. Por outro lado, as regras não obrigam a que os carros estejam preparados para andar na estrada, embora essa seja a intenção da SCG.
"Os requisitos para legalidade em estrada são uma ideia nossa, numa alusão às regras de homologação de 1967", anunciou a construtora nas redes sociais, acrescentando: "Acreditamos que a classe dos hipercarros devia ser constituída por bólides homologados para a estrada. Aspiramos a construir o derradeiro desportivo de estrada."
É por este motivo que a construtora conta fazer 25 unidades do 007 puramente de estrada, muitas das quais já estão encomendadas.