A Niu acredita que a solução para a mobilidade urbana são as scooters elétricas. Estão já disponíveis em Portugal com o preço a começar nos 1899€ e autonomias que podem chegar aos 140 km. Utilizam motores da alemã Bosch e baterias Panasonic, iguais às dos Tesla
Num mundo cada vez mais tecnológico também a mobilidade urbana – um dos maiores desafios das cidades modernas – só poderá alcançar os patamares de eficácia desejados com recurso a meios cada vez mais sofisticados. É por isso que a Niu se define como uma empresa tecnológica, embora a sua atividade mais visível seja o desenvolvimento e produção de scooters elétricas.
Fundada em 2014, a Miu tem sede na China mas para que se tenha uma ideia mais clara da sua ambição é importante perceber que os seus quadros superiores são oriundos de empresas como a Microsoft, a BMW, a Intel, a Huawai ou a Brain Capital, enquanto do lote de fornecedores e parceiros destacam-se a a Bosch, que fabrica os motores, a Vodafone, responsável pelos sistemas de gestão da informação, ou a Panasonic que fornece as baterias, utilizando exatamente as mesmas células que equipam as unidades de energia dos Tesla. Ao design moderno e particularmente cuidado nos detalhes, as Scooters Niu adicionam, na verdade, as tecnologias mais avançadas, onde se destaca, também, o sistema de regeneração da energia produzida durante a travagem e a App que, através de qualquer smartphone, permite a monitorização permanente de todos os principais parâmetros de utilização (autonomia, localização, etc).
Com preços a partir de 1899€ e uma gama completa de propostas, onde se incluem alguns modelos que alcançam autonomias superiores a 140 km e que podem ser utilizados em autoestrada a Niu é representada em Portugal pela NP-Mob (www.np-mob.pt) que acaba de inaugurar uma loja em Lisboa, na Av Prof. Machado Macedo, nº 1, em Alcântara. Para breve está prevista a abertura de um espaço no Porto.