Schmitz Cargobull vai eletrificar semirreboques frigoríficos

Com o eTrailer, a Schmitz Cargobull vai iniciar a eletrificação de semirreboques frigoríficos, permitindo a operação em zonas urbanas.

Com o eTrailer, a Schmitz Cargobull vai iniciar a eletrificação de semirreboques frigoríficos, permitindo a operação em zonas urbanas com emissões zero. A autonomia elétrica da unidade de frio pode chegar às nove horas.

A Schmitz Cargobull anunciou o lançamento de um semirreboque frigorífico eletrificado eTrailer.

O semirreboque terá com um eixo elétrico, uma unidade de refrigeração elétrica, uma bateria, disponível em duas capacidades de 34 kWh e 68 kWh, que permitirá uma operação diária até nove horas.

O novo sistema elétrico destina-se a substituir os tradicionais geradores diesel dos grupos de frio dos semirreboques frigoríficos. Este semirreboque elétrico permitirá a operação em modo elétrico em zonas ambientalmente sensíveis ou de emissões zero.

A base utilizada pela Schmitz Cargobull para o seu eTrailer foi o semirreboque frigorífico S.KO Cool Smart.

Carregamento externo e por regeneração

A unidade de refrigeração elétrica SCUe com eletrónica integrada permitiu eliminar o motor de combustão e está preparada para arrefecer ou aquecer a temperatura sem lançar emissões para a atmosfera.

Segundo o fabricante alemão, aquela unidade de refrigeração tem uma potência de arrefecimento até 15.900 W e de 9.100 W. Em vez do depósito de combustível, as baterias estão localizadas junto aos rodados.

O princípio modular de construção de semirreboques da Schmitz Cargobull permite oferecer várias opções de capacidade de bateria. A versão mais pequena tem uma capacidade de 34 kWh e permite disponibilizar energia elétrica até 4,5 horas, em função da utilização.

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A bateria é recarregada externamente com recurso a um cabo trifásico, demorando essa operação cerca de 1,5 horas.

O sistema pode ser associado, em opção, a um eixo elétrico, que possibilita a recuperação da energia das travagens e das desacelerações, ajudando a diminuir o tempo de carga da bateria. Num veículo não eletrificado, a bateria não pode ser carregada durante a condução.

A Schmitz Cargobull propõe ainda uma bateria com capacidade de 64 kWh e neste caso o tempo de operação aumenta para aproximadamente nove horas.

Integração no sistema de telemática

Quando for lançado, o sistema estará totalmente integrado no sistema de telemática da Schmitz Cargobull, permitindo analisar o seu estado no portal de telemática, designadamente o nível de carga da bateria, a autonomia, o tempo de carga remanescente.

O eTrailer foi projetado para empresas de transporte que realizem serviços de distribuição urbana ou tenham rotas entre diferentes sistemas de distribuição. Todo o sistema foi adaptado para estas aplicações.

Em algumas cidades europeias, especialmente nos Países Baixos, o tráfego de distribuição será caraterizado por "zonas de emissões zero" nos centros urbanos.

Com esta solução, a Schmitz Cargobull permite aos clientes continuarem a operar nos centros das cidades sem restrições, graças à unidade de refrigeração elétrica em combinação com um trator elétrico.