Um tractor elétrico de três eixos e peso bruto de 64 toneladas da Scania está a ser operado pela empresa química Wibax nas estradas do norte da Suécia, naquele que é mais um passo na eletrificação do transporte pesado.
A Scania entregou um tractor elétrico de três eixos, homologado com um peso bruto de 64 toneladas, a uma empresa sueca fabricante de produtos químicos, Wibax, para utilização nas estradas do norte da Suécia. O veículo ajudará a companhia a atingir os seus objetivos ambientais, representando mais um exemplo de uma parceria entre uma marca e um cliente, assim como mais um passo na eletrificação do transporte pesado.
O tractor elétrico de três eixos e 64 toneladas está a efetuar uma rota entre as cidades de Pitea e Skelleftea, numa distância de 80 quilómetros em cada sentido. A sua performance e capacidade de carga foram otimizadas pela adoção de um motor elétrico mais potente.
Ao abrigo da parceria de longo prazo, a Scania e a Wibax irão trabalhar em conjunto para melhorar a utilização do veículo ao longo do tempo, designadamente em áreas como o carregamento, duração da vida útil da bateria e planeamento de rotas. Esta colaboração também permitirá à Wibax recolher dados na preparação para a introdução de mais veículos elétricos no futuro.
Trabalho em parceria
Para a Wibax, o camião elétrico da Scania é uma forma de reduzir o impacto ambiental das suas operações. "Temos feito o máximo para sermos sustentáveis desde a fundação da empresa em 1968 e como identificamos o transporte como o nosso maior impacto ambiental, este camião elétrico constitui um passo para conseguirmos efetuar as nossas operações levando em consideração o ambiente. Durante a vida útil deste camião, a Wibax irá reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 1400 toneladas", afirma Jonas Wiklund, CEO do Wibax Group.
LEIA TAMBÉM
Scania. Gama de camiões elétricos e híbridos plug-in
A Scania e a Wibax encetaram uma colaboração estreita para permitir esta solução eletrificada. "Este é o primeiro camião elétrico de 64 toneladas que colocamos na estrada para operação num cliente. Passo a passo, estamos a demonstrar que as soluções elétricas estão a acontecer muito rapidamente e basicamente em todos os segmentos", afirma Fredrik Allard, diretor de Mobilidade Elétrica da Scania.
Infraestrutura indispensável
Este desenvolvimento contínuo e rápido sublinha a importância de uma infraestrutura de carregamento fora das zonas urbanas. Para possibilitar o carregamento deste camião, o operador elétrico Skelleftea Kraft também está envolvido no projeto e ficou responsável pela implementação da infraestrutura de carregamento.
"Para nós é vital está na vanguarda das questões ambientais. Não deve ser uma coisa que se leia num pedaço de papel, mas deve representar algo na realidade", salienta Jonas Wiklund. "Os camiões eletrificados de gamas inferiores já se encontram em comercialização há algum tempo, mas, para nós, o que nos realmente interessa é a possibilidade de eletrificar camiões de 64 toneladas".
"O nossos valores são uma "grande química" e este investimento está em linha com esse objetivo. Estes temas estão na mesa há muito tempo, mas agora vemos um aumento da procura pelo mercado de soluções sustentáveis. Este é o início de uma verdadeira mudança", refere o CEO do Wibax Group.