A Scania introduziu um novo motor diesel de 13 litros, denominado Scania Super, que permite uma redução do consumo em 8% em associação com as novas caixas de velocidades Opticruise e a nova ponte traseira de redução simples R756.
A Scania reivindica ter apresentado a "cadeia cinemática mais sustentável do mundo com um motor de combustão" e promete uma melhoria no consumo de combustível de, pelo menos, oito por cento. Numa homenagem à sua herança, a linha motriz, que consiste num novo motor de seis cilindros em linha, caixa de velocidades e eixo traseiro, será identificada como Scania Super Powertrain.
O bloco DC13, que contribui para cinco por cento na melhoria do consumo de combustível, possui uma árvore de cames dupla e um sistema duplo de doseamento de AdBlue, ambos estreados no mais recente motor V8.
O motor de 12,7 litros será proposto em níveis de potência de 420 cv (2300 Nm), 460 cv (2500 Nm) e 560 cv (2800 Nm). Todas as motorizações estão preparadas para utilizarem HVO e as duas primeiras foram adaptadas por funcionarem com biodiesel cem por cento renovável.
O motor Scania Super de 13 litros está acoplado as caixa de velocidades automatizadas Opticruise, G33CM e G25CM, recentemente lançadas. Estas transmissões contribuem para uma melhoria de um por cento no consumo. Uma redução adicional de um por cento é assegurada pela nova ponte traseira R756 de redução simples e baixa fricção, que foi desenvolvida pela MAN.
Modelo flexível de chassis
Esta é a primeira cadeia cinemática comum da Traton e apesar de ser lançada inicialmente pela Scania também estará disponível na Navistar em 2023 e na MAN em 2024.
A Scania também lançou um novo modelo flexível de chassis, denominado MACH (Chassis de Arquitetura Modular da Scania), que oferece um novo conjunto de regras para furos de estruturas, dispondo de orifícios dedicados para a montagem de peças tanto no interior como no exterior da estrutura. Segundo a marca sueca, esta solução permite aumentar exponencialmente o número teórico de modelos de chassis.
A Scania desenvolveu ainda uma nova gama de depósitos de gasóleo, com capacidades dos 165 aos 700 litros. A oferta compreende três tamanhos (S, M e L) que também têm comprimentos diferentes.
Além dos emblemas e gráficos "Super" não são visíveis outras modificações externas na cabina. O mesmo se passa no habitáculo que apresenta como principais novidades esquemas de cores adicionais e novos tapetes.
A Scania também aproveitou para lançar a sua câmara exterior, que substitui os espelhos retrovisores convencionais. As imagens captadas pelo SMVC (Scania Mirror View Camera) são transmitidas a ecrãs de 12,3 polegadas, posicionados no pilar A para que sejam necessários apenas alguns movimentos oculares para se obter a imagem completa.