Os serviços conectados de gestão de frota da Scania permitiram à empresa D-Log, sediada na Guarda, reduzir o consumo de combustível em quatro litros.
Com 20 viaturas Scania numa frota total de 40 unidades, a empresa D-Log conseguiu reduzir o consumo de combustível em cerca de quatro litros, graças à utilização dos diferentes pacotes de serviços conectados para gestão de frota da marca sueca.
A ferramenta de gestão de frotas C-300 da Scania possibilita a recolha de toda a informação de dados funcionais do veículo e disponibiliza diferentes relatórios de monitorização, assim como o controlo de acesso a dados.
O sistema oferece ainda a possibilidade de personalização de ferramentas, bem como a obtenção de informações detalhadas sobre todos os veículos da frota.
O relatório de monitorização fornece dados individualizados para cada viatura da frota e possibilita a análise da informação recolhida para melhorar o desempenho, designadamente nos parâmetros menos eficazes.
O portal de gestão de frotas da Scania FMS fornece anos em tempo real sobre estilos de condução, produtividade e poupança de cada unidade de transporte, possibilitando a otimização do planeamento e a gestão de condutores e veículos.
LEIA TAMBÉM
Scania disponibiliza configurador online de camiões
A recolha de dados sobre a utilização da caixa de velocidades, a travagem e o controlo da velocidade de cruzeiro ajudam a melhorar o estilo de condução, a diminuir o desgaste do veículo, assim como uma maior poupança e segurança.
"Aqui todos podemos ganhar. Cerca de 4/5 litros. Quando falamos em quatro anos, podemos pensar que é pouco, mas ao final do ano, multiplicando pelos milhares de quilómetros efetuados…", explica David Alves, gerente da D-Log, empresa de transportes internacionais, com sede na Guarda e fundada em 2010.
Aumento da produtividade e da motivação
O serviço de gestão de frotas da Scania "presta um bom serviço", refere David Alves, destacando funcionalidades como a descarga remota de tacógrafos. "Sinceramente, funcionam muito bem e dão-nos a informações todas sobre os motoristas".
Além da diminuição do consumo de combustível, os serviços conectados da Scania também contribuem para a redução dos custos de manutenção do veículo e desgaste dos componentes. Por outro lado, motiva os motoristas a melhorar as suas competências.
"À medida que eles vão tirando partido destas novas ferramentas, sentem-se mais motivados e até gera uma concorrência saudável entre eles. Só lhe faz bem", refere o gerente da D-Log.
Os serviços conectados possibilitam o aumento da disponibilidade e a produtividade dos camiões através da leitura imediata do tacógrafo pela empresa, o diagnóstico remoto e a orientação geográfica do motorista.
Estes serviços contribuem igualmente para a redução dos custos operacionais e do tempo de inatividade do veículo, antecipando problemas e corrigindo falhas antes que elas se tornem um problema. O portal de Gestão de Frotas Scania FMS "ajuda bastante a planear as revisões e a minimizar o tempo de paragem do veículo na oficina", sublinha David Alves.
Com a monitorização e a formação do motorista, obtém-se "um melhor aproveitamento de todas estas ferramentas, para os ajudar a poupar e aproveitar as melhores rotas, e assim chegarem ao destino".